Bem vindo!

Bem vindo!Esta página foi criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas, tampouco acadêmicas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




Bois


Boi Mofado, Prados/MG, aprox.2001. 
Fotos gentilmente cedidas pelo autor Marcos Santiago, a quem agradeço.

  
Boi do Major ao lado de seu grande incentivador e organizador, o saudoso Sr. Dácio Silva. Acervo da escola Estadual Duque de Caxias, Dores de Campos/MG, oferta Wellington Tibério. Data e autoria não identificados. 


As versões locais do Rancho do Boi são essencialmente simples em seu desenvolvimento. Em geral, não possuem o entrecho dramático da morte e ressurreição do boi, que tornou o auto célebre no nordeste brasileiro (Bumba-meu-boi) ou no norte (Boi-bumbá), exceto o Boi de Ronda, que contém este tema. O Rancho do Boi é desprovido da vasta gama de personagens dos Bois da Zona da Mata e Agreste nordestino. Ainda assim, o núcleo central da dança, que é o boi de fingimento, está presente e faz a alegria da petizada. 

Os bois locais se ligam em geral ao ciclo carnavalesco, com raras exceções. 

Essencialmente é uma manifestação profana, de típica alegria e espontaneidade, sobrevivendo de maneira informal, graças à dedicação dos amantes da brincadeira. 

Para melhor apreciação reunimos nesta páginas alguns links para facilitar a busca deste assunto no acervo blogueiro:


São João del-Rei

2- ALGUNS ELEMENTOS TRADICIONAIS DO ANTIGO CARNAVAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

3- NÓTULAS SOBRE O ANTIGO CARNAVAL DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG


São João del-Rei


São Gonçalo do Amarante, distrito de São João del-Rei

1- O BOI MALHADO E A QUEIMA DO JUDAS  

2- BOI E JUDAS  


Prados

1- BOI MOFADO: algumas imagens do tradicional carnaval de Prados   

2- BOI MOFADO: pérola do carnaval de Prados  


Coronel Xavier Chaves

1- BOI DE CAIADO: o bloco do boi em Coronel Xavier Chaves   

2- O BLOCO DO BOI DE CAIADO: uma ferramenta do resgate do tradicional carnaval de Coronel Xavier Chaves


Dores de Campos

BOI DO MAJOR: tradição do carnaval dorense


Barroso


Outras regiões: 

Bom Sucesso - Mesorregião Oeste de Minas

BUMBA-MEU-BOI   


Oliveira - Mesorregião Oeste de Minas

BOI DO ROSÁRIO 


Arantina - Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas


Alto Rio Doce - Mesorregião Zona da Mata

BLOCO DA BURRINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário