A vida industrial do bairro foi tratada por HENRIQUES (2003) em sua obra, referência indispensável. Por isso apenas vou pincelar o assunto.
O bairro também ganhou um perfil industrial. Aos poucos diversas fábricas ali se instalam, dando-lhe o caráter progressista, a partir das primeiras décadas dos novecentos.
|
Propaganda do Sabão Radio, fabricado em Matosinhos na década de 1930. |
O lançamento de impostos anuais de indústria e profissão, para o exercício de 1902, pela câmara municipal, acerca de Matosinhos, registrou apenas quatro referências (e seus respectivos valores em réis) :
- José Antônio da Silva --------------------------- 66$000
- Antônio J. da Silva e Souza --------------------- 110$000
- Antônio J. da Silva e Souza --------------------- 5$000
- Manoel Vieira Boa Vista ------------------------ 66$000
No mesmo lançamento com relação a 1907, constou para Matosinhos :
- 1ª classe: Almeida & Arêas
- 2ª classe: herdeiros de Antônio Justino da Silva e Souza
- 3ª classe: José Antônio das Neves, Antônio José da Silveira
- 4ª classe: Antônio Joaquim da Silva, José Antônio da Silva
Fabricava-se vinho na atual Vila Santo Antônio. Eis o anúncio : “vinho de mesa fabricado por José Augusto da Silva, Chácara Santo Antônio, ‘Vinho Mineiro’, Matosinhos, Tel.153. Vende puro leite de vacas meio estabuladas, galinhas, frangos, ovos e outros produtos chacareiros”.
A tecelagem do empresário João Lombardi era notória : “merece destaque a nova Fabrica de Tecidos Matosinhos S/A, situada no bairro de Chagas Doria, um dos grandes estabelecimentos de São João del-Rei”.
Anúncio jornalístico de fábrica de tecidos em Matosinhos.
Em 1941 um sinistro atingiu uma tecelagem : “pavoroso incêndio verificou-se na madrugada de ontem, em Matozinhos, num depósito de algodão em rama da fabrica de tecidos Dom Bosco, situado nas proximidades da estação da Oeste de Minas”.Os sinos da capela repicaram o toque de alarme acordando os moradores e caminhões buscaram água no Ribeirão da Água Limpa para debelar as chamas.
Com o passar dos anos as fábricas foram fechando as portas. A economia que no início do século XX experimentou uma fase industrial passou a comercial nas suas décadas finais. O setor de prestação de serviços também ganhou bastante força. Hoje existem algumas micro-indústrias em Matosinhos.
Notas e Créditos
* Texto e fotomontagens de recortes jornalísticos: Ulisses Passarelli
** Fonte de pesquisa de jornais antigos de São João del-Rei: acervo da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida, acesso pelo site.
-
Diário do Comércio, n. 55, 10/05/1938.
-
Diário do Comércio, n. 906, 09/03/1941.
Nenhum comentário:
Postar um comentário