Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Festa de São Sebastião no Bonfim, São João del-Rei

Na igreja nova do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em São João del-Rei, comemorou-se ao mártir São Sebastião com reunião da comunidade católica entorno das celebrações, adiadas para o dia 22 de janeiro em razão do lamentável falecimento do Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart no último dia 19. 

A missa das 19 horas revestiu-se de grande dedicação dos devotos, participação ativa do coral da igreja, da Irmandade do Senhor do Bonfim, concluindo-se com a cerimônia de posse da nova mesa. Uma vez concluída o sacerdote procedeu a incensação do andor, primorosamente adornado de flores naturais e iluminado. 

Seguiu a procissão diante da igreja antiga, cujos sinos manifestaram a alegria pelo cortejo sagrado, desceu ao Morro da Forca e depois de retorno via Rua João da Matta, chegou pela retaguarda da igreja, fervorosamente acompanhada pelos fiéis que nos intervalos da música, além das preces, cantavam o Hino de São Sebastião. 

A chegada teve concorrida bênção do Santíssimo Sacramento. 

Não houve barraquinhas, mas à porta da igreja uma tentadora mesa de doces com muitas variedades estava à venda. 

Cumpre destacar a atitude da organização da festa, muito louvável, de convidar um grupo de folia para participação; no caso, compareceu a "Embaixada Santa", da Caieira, que foi muito bem recebida pela comunidade e tratada com grande respeito e carinho pelos organizadores, que propiciaram a ida e forneceram ao final farto lanche. Após assistir à missa os folieiros adentraram no templo com sua bandeira e cantaram a saudação, com o Bendito e o Pai Nosso. Também acompanharam a procissão toda, fazendo a parte musical e cantando dentre outros o Martírio de São Sebastião. 

São Sebastião é santo dos mais populares, queridíssimo na zona rural, pois os pecuaristas e agricultores contam com sua bênção sobre rebanhos e plantações; mas também, claramente nas cidades demonstra ser uma devoção das mais avultadas, pois que suas festas em diversas igrejas e capelas conta com ampla participação dos fieis, sendo das mais esperadas. 

1-  A antiga Capela do Senhor do Bonfim, São João del-Rei. 

2- Incensação do andor, antecedendo a saída da procissão. 

3- Aspecto parcial da Folia de São Sebastião "Embaixada Santa" 
cantando no interior da Igreja Nova do Senhor do Bonfim. 

4- Procissão na rua, descendo pelo Morro da Forca. 

5- Mesa de doces à venda, na entrada da igreja. 

6- Aspecto da cerimônia, com destaque para a presença da Irmandade do Sr. do Bonfim. 

7- Folieiros e outros devotos acompanham a cerimônia final, após a bênção do Santíssimo Sacramento. 

8- Folieiro respeitosamente toca na imagem de São Sebastião.

9- Devota beija a fita que sai da imagem do santo. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: 1 a 6, Ulisses Passarelli; 7 a 9, Iago C.S. Passarelli - 22/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário