Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Festa de São Sebastião em Santa Cruz de Minas

Transcorreu mais uma vez em Santa Cruz de Minas a tradicionalíssima festa do padroeiro, o glorioso Mártir São Sebastião. Indubitavelmente é o evento mais concorrido do município e conta com a participação maciça de fiéis do lugar e visitantes.

Concluída a novena com suas celebrações, o dia maior tão esperado, vinte de janeiro, movimentou especialmente a praça central desde muito cedo e as missas e demais cerimônias se sucederam ao longo do dia até a procissão do início da noite, acompanhada de praxe pela banda de música local, a  Corporação Musical São Sebastião, patrimônio de Santa Cruz de Minas.

No largo as barracas de jogo de víspora e de salgados atraíram muita gente, sobretudo após a parte religiosa concluída. É um espaço de socialização, confraternização, reencontro com amigos. No palco montado os shows animaram a grande praça e reuniram a população para o entretenimento. 

A décadas os devotos acorrem em nome de São Sebastião, desde a época de sua igreja primitiva; depois junto à que lhe sucedeu e agora à nova, remodelada. Isto é um movimento espontâneo e não agrega só os fiéis locais, mas também os traz das vizinhanças. Neste sentido, a festa tem potencial para ampliar este aspecto e se tornar um foco de romaria.

Registre-se, por exemplo, que os grupos de folias de São Sebastião vão por si mesmos visitar essa igreja a cada vinte de janeiro. Se revezam ao longo do dia, geralmente entrando para cantar após cada missa e em alguns anos acompanham a procissão onde tem oportunidade de cantar. Vem sobretudo de São João del-Rei e de César de Pina (Tiradentes). Este movimento natural se fortalece com a recepção positiva da Igreja e dos devotos. Ainda este ano foi observado a atenção dada especialmente pela Secretaria de Cultura do município, denotando zelo e respeito à tradição. 

É mister ressaltar a atuação acolhedora e pró-ativa do pároco, da Irmandade do Santíssimo Sacramento e dos vários setores da Igreja; tanto mais, que o município tem dado uma atenção especial à sua identidade cultural, num trabalho muito intensivo e bem planejado da referida Secretaria, em conjunto e sintonia com os meios sociais e um Conselho de Políticas Culturais e Patrimônio amadurecido, cônscio de seu dever com o município; uns e outros atuantes, dignos de elogio, despontando Santa Cruz no cenário cultural das Vertentes. 

01- Frontispício da Igreja de São Sebastião.
Santa Cruz de Minas. 

02- Folia "Embaixada Santa" em louvação no interior da
Igreja de São Sebastião. 

03- Folieiros cantam o martírio de São Sebastião. 

04- Folia "Embaixada Santa" retratada no cruzeiro, ícone da cidade,
após o canto laudatório. 

05- Aspecto da frente da procissão:
multidão de devotos. 

06- Imagem de São Sebastião em seu andor, seguida por membros da
Irmandade do Santíssimo Sacramento, fieis em geral e pela bem conceituada
Corporação Musical São Sebastião, de Santa Cruz de Minas. 

07- Vista geral da retaguarda da procissão. 

Por fim, segue lincado um vídeo que retrata um momento da folia de César de Pina (Tiradentes/MG), durante a festa em Santa Cruz de Minas no ano anterior, quando do encontro com a Folia "Embaixada Santa", de São João del-Rei. Canta o Embaixador Pedro Paulo Ramos: 



Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: Iago C.S. Passarelli (01, 05, 06, 07) e Betânia Resende (02, 03, 04); 20/01/2018
*** Vídeo: Iago C.S. Passarelli, 20/01/2017
**** Obs.: agradecimentos especiais registramos ao Padre Pedro Wiermann e a Secretária de Cultura Betânia Resende, pela atenção e respeito com que receberam a Folia "Embaixada Santa". A Secretária, este Blog agradece pela cessão de fotografias da participação da referida folia na festa e permissão de sua inclusão nesta página eletrônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário