Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Folia do Divino das Águas Férreas

Esta postagem exibe vídeo da saída da Procissão do Imperador Perpétuo (Santo Antônio) da Festa do Divino, em São João del-Rei, observando-se momento da participação da Folia do Divino das Águas Férreas (Bairro Tijuco), sob o comando do Mestre Geraldo Elói de Lacerda.

Águas Férreas é uma parcela do Bairro Tijuco entrecortada por um córrego homônimo, que nasce no complexo serrano do Lenheiro, mais exatamente na encosta da Serra das Almas; desce pela região do Mato Assombrado e adentra a zona urbana. Até aí é um regato límpido, conquanto um pouco ferruginoso, razão de seu nome, mas logo recebe toda sorte de imundícies urbanas e se conflue na margem esquerda do Córrego do Lenheiro já completamente poluído. Ao atravessar a região da Gameleira recebe as águas que vem da encosta do Buraco do Urubu, conhecidas por Córrego da Gameleira e mais abaixo um fio d'água que vem do Fervedouro. 

Nas Águas Férreas o mestre em questão a muitos anos, desde a década de 1980, comanda este grupo de folia que ele próprio fundou, superando todas as vicissitudes para mantê-la ativa e conta com a ajuda notável da esposa e dos companheiros de folia para conservar a tradição. Em jornada anual de visita às casas, participação em festas religiosas e encontros culturais, o grupo se desdobra a cada período em folia de Reis, folia de São Sebastião e folia do Divino, esta, motivo central desta postagem. 





Notas e Créditos

* Vídeo e fotografia: Iago C.S. Passarelli, 23/05/2015
** Texto, edição e acervo: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário