Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 19 de novembro de 2016

Folia do Carlão na Restinga


Folia do Divino da Colônia José Teodoro visita a Capela de São Sebastião
da Restinga de Baixo. 24/01/2016. 

Nesta postagem o blog Tradições Populares das Vertentes apresenta mais um vídeo. Nesta oportunidade é possível observar a "Folia do Carlão" adentrando na Capela de São Sebastião, na Restinga de Baixo (Ritápolis/MG), no dia vinte e quatro de janeiro do corrente, durante a festa do padroeiro daquela comunidade rural. Trata-se de um festejo muito tradicional que este blog já registrou numa postagem (vide link ao final desta).

O citado grupo é uma Folia do Divino Espírito Santo e tem por nome oficial "Mensageiros do Paráclito". O cognome é uma referência à alcunha do organizador, o Folião Carlos Leandro de Oliveira. O grupo está sediado na Colônia José Teodoro, zona rural de São João del-Rei e tem se revelado muito ativo, participando de várias festas religiosas, apresentações culturais e jornada de visita às casas dos devotos. Embora sendo uma Folia do Divino, não deixa de cantar para São Sebastião nas ocasiões específicas, como esta, ou para o presépio, na quadra natalina. 

Conta com três embaixadores: Natal, Antônio Francisco dos Santos e Pedro Paulo Ramos, que aparecem nas imagens, embora que especificamente neste vídeo a cantoria esteja à cargo deste último, Pedro, que traz consigo larga experiência. 




Notas e Créditos

* Texto, fotografia, vídeo, edição e acervo: Ulisses Passarelli
** Leia também neste blog: A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO NA RESTINGA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário