Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Festa do Rosário em Resende Costa, 2016

O imenso Ciclo do Rosário aproxima-se do fim de mais um conjunto anual de festividades na região mineira das Vertentes. Neste último fim de semana foi a vez de Resende Costa, primitivo Arraial das Lages, Terra de Inconfidentes, cidade de aprimorado artesanato, sobretudo baseado no algodão, com produção de colchas, tapetes, etc., nas rocas e teares. 

A data é muito tradicional naquele município, desde longa data fixada no primeiro domingo de novembro. Atrai muitos congados da região e de áreas mais distantes. Tem intenso movimento popular de largo, com a Praça do Rosário apinhada de gente e lotada (rua abaixo) de barraqueiros estabelecidos no evento. É uma das festas do Rosário mais fortes da região. 

Não é para menos. Resende Costa, cidade alta da Serra das Vertentes, tem longa e enraizada tradição congadeira. Já teve muitas guardas, sobretudo de catupés e via de regra participa bastante das festividades congêneres em várias comunidades. Em 2016 lá estiveram ternos ou guardas de Coronel Xavier Chaves, de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Carandaí, São João del-Rei/Santa Cruz de Minas, Ritápolis (cidade e distrito da Restinga), Passa Tempo e Cerrado (Desterro de Entre Rios). 

O dia maior foi antecedido por missas diárias na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguida de preces do tríduo preparatório, findando com sonorização e show. No sábado, após as celebrações, teve lugar o levantamento dos mastros, no adro. No domingo se destacaram a Missa Sertaneja pela manhã e a Missa Conga à tarde. Nesta, tocou o Moçambique "Nossa Senhora Aparecida", de Passa Tempo, sob o comando do grande mestre, Capitão Luís Maurício. Os congados ao longo do dia tocaram pelo largo e ruas, receberam como de costume, alimentação farta e saborosa, apresentaram-se diante do palco, onde foram agraciados com medalha de honra ao mérito. Houve muita confraternização e espírito de concórdia. A todo tempo notou-se a participação dedicada da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário resende-costense. Após a missa da tarde uma procissão seguiu até a dianteira da Matriz (Nossa Senhora da Penha de França) e retornou ao Rosário, bastante concorrida, com a participação dos congados. Finda a procissão os grupos se despediram, retornando para suas cidades. 

As imagens abaixo foram captadas durante a festa deste ano. Mostram uma ínfima parcela do esplendor desta festividade, da qual é mister tecer elogios e incentivos de continuidade, ao clero que muito apoiou com grande respeito e dedicação, à irmandade, a toda comunidade e aos congadeiros de Resende Costa, que foram os anfitriões das guardas visitantes. 

A Igreja do Rosário testemunha o espírito de irmandade entre congadeiros.

Confraternização de congadeiros de diferentes guardas. 

O terno do Cerrado em marcha pelas ruas de Resende Costa. 

Marujos de Congonhas. 

Rei e Rainha observam a movimentação dos Marujos
"Sereia do Mar", de Congonhas. 

Detalhe do bordado em paetês do quépi de marujos
de Conselheiro Lafaiete: bandeira nacional.

Detalhe de um bastão, do moçambique de Passa Tempo. 

Jovens congadeiros de Resende Costa,
sob a bandeira de São Cosme e São Damião. 

Congado da Restinga de Baixo. 

Moçambiqueiro saúda a bandeira do congado de Ritápolis. 

Capitães do Moçambique Santa Efigênia durante apresentação. 
No comando do congado, o Capitão de Coronel Xavier Chaves
maneja o tamborim.   

Detalhe do capacho na entrada da igreja. 
 
Imagem de Nossa Senhora do Rosário em seu andor,
no adro da igreja durante a Missa Conga. 

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário abrindo a procissão. 

Comissão do Divino com o Imperador:
presença de São João del-Rei. 

Um dos mastros da festa, dedicado
a São Cosme e São Damião. 

Cartaz da Festa do Rosário.
Resende Costa, 2016. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: Iago C.S. Passarelli, 07/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário