Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 21 de junho de 2016

Pastorinhas de Tiradentes

O tradicional folguedo natalino das pastorinhas está hoje praticamente extinto nos Campos das Vertentes. Outrora os festejos natalinos em São Tiago, São João del-Rei, Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, São Sebastião da Vitória e Tiradentes _ talvez em outras localidades _ eram marcados pelos louvores singelos das pastoras cantando nos presépios armados nas igrejas, salões comunitários e residências. 

Formados tipicamente por crianças e adolescentes, sob a coordenação de abnegadas mestras, os grupos foram pouco a pouco se desativando. O vídeo abaixo resgata uma apresentação das pastorinhas da Vargem de Baixo, bairro da cidade de Tiradentes/MG, no natal de 1995, no interior do Santuário da Santíssima Trindade, logo após a missa das 10 horas. 

No vídeo vemos os cantos das personagens: Pastoras e Pastores, Ciganas, Libertina e Reis Magos sob a coordenação da saudosa senhora Ana de Meneses, que conduzia o grupo com dedicação e respeito.  

Pastorinhas da Vargem de Baixo, 25/12/1995 - vídeo

Segue por fim algumas fotografias ilustrativas da autenticidade deste grupo. Os links ao fim da postagem possibilitam maiores informações sobre esta tradição. 

1- Pastorinhas da Vargem de Baixo na mesma ocasião do vídeo acima,
no adro do Santuário da Santíssima Trindade.

2- Pastorinhas da Vargem de Baixo cantando no coreto durante a Festa do Divino
em Matosinhos, São João del-Rei. Em evidência os Reis Magos. 23/05/1999. 

3- Pastorinhas da Vargem de Baixo cantando no coreto durante a Festa do Divino
em Matosinhos, São João del-Rei. Em evidência a Libertina. 23/05/1999. 

Notas e Créditos

* Texto, vídeo, edição e acervo (fotos e vídeo): Ulisses Passarelli
** Fotografias: 1- Ulisses Passarelli; 2 e 3 - João Hipólito
*** Para saber mais sobre as pastorinhas acesse os links abaixo:


PASTORINHAS DE TIRADENTES

ACHEGAS AO ESTUDO DAS PASTORINHAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário