Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 31 de março de 2016

Folias do Divino: algumas antigas cantorias

Nesta postagem segue um pequeno registro de versos de folia do Divino, dados como muito antigos, segundo a memória dos informantes, eram da primeira metade do século XX.  A data da coleta é janeiro de 1994. 

O primeiro procede de São João del-Rei (*): 

"O Divino pede esmola,
mas não é por precisar;
ele bate de porta em porta
é só para experimentar..."

Os demais são da zona rural de Bias Fortes (**), muito embora a informante residisse em Santa Cruz de Minas. 

"A pombinha do Divino, oi!
voou e chegou agora;
pra vê esses devoto,
homenagear Nossa Senhora!

A pombinha do Divino, oi!
Ela chegou e falou;
vim trazer o meu Mestre,
meu Mestre, nosso senhor!

A pombinha do Divino, oi!
Voou e chegou agora;
para ver nossa folia,
nome de Nossa Senhora!

Já chegou Menino Deus, oi!
numa noite de São João;
chegou o nosso Divino,
para ver a a devoção!

Acendeis aquela luz,
que alumeia no escuro;
vou pedir Jesus Clemente,
o que é coração duro!"

A referência ao "coração duro" é comum entre muitas folias da região. Esta se expressão significa que o folião está cantando a algum tempo e o dono da casa visitada ainda não se dignou abri-la, fazendo a bandeira do grupo esperar a recepção. 

As folias do Divino são de remota procedência ibérica. Eram difundidas tanto em Portugal quanto no Arquipélago dos Açores e os colonizadores a trouxeram para o Brasil, ocorrendo em todas as regiões nacionais. Também conhecida nos Campos das Vertentes, ainda hoje alguns grupos mantém por aqui a força desta tradição devocional. 

Finda a Semana Santa o tempo de jornada dessas folias iniciou-se e em breve já estarão nas ruas em visita às moradias, preparando os caminhos da Festa do Divino, em Pentecostes. 

Folia do Divino, Águas Férreas, Bairro Tijuco, São João del-Rei/MG.
Folião: Geraldo Elói de Lacerda.
Embaixador: Luthero Castorino da Silva.
13/08/1999.  

Notas e Créditos

* Informante: Sr. Aluísio dos Santos
** Informante: Sra. Elvira Andrade de Salles
*** Texto: Ulisses Passarelli
**** Fotografia: Cida Salles
***** Para saber mais sobre as Folias do Divino acesse este link: ELEMENTOS FESTIVOS (item 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário