Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Festa do Rosário no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei

Iniciou-se ontem, no Bairro São Geraldo, em São João del-Rei, mais uma festa congadeira dedicada a Nossa Senhora do Rosário, a se concluir no próximo domingo dia vinte do corrente. 

Por volta das 19 h, duas guardas de congado da cidade se apresentaram no Salão Comunitário: o "Santa Efigênia" (moçambique, do próprio bairro), sob a direção do Capitão Tadeu Nascimento de Sousa e o "São Benedito e Nossa Senhora do Rosário" (catupé), capitaneado por Moacir Santana. 

Quatro mastros, pintados em azul claro e branco, cores estas dispostas em largas faixas, com a base pintada em preto, aguardavam deitados no fundo do salão o momento do levantamento. Diante de cada um, zeladoras seguravam os respectivos quadros emoldurados, enfeitados de fitas multicores: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Santo Antônio Catigeró, os dois primeiros erguidos pelo Capitão Moacir e os dois últimos pelo Capitão Tadeu. A disposição dos mastros forma um amplo quadrilátero no largo, delimitando simbolicamente o espaço sacralizado onde dançarão os demais congados no dia maior. 

Cumpridos todos os rituais da cultura popular, os dois grupos se encaminharam à capela, onde, diante do altar, congadeiros, festeiros, comunidade e membros do Terço dos Homens deram início ao primeiro dia do tríduo preparatório, com a reza de um terço em favor da paz. Aliás, segundo o programa, os terços serão todos por esta intensão, na comunidade, na família e no mundo. 

Finda a oração, foram homenageados alguns membros de destaque na preparação da festividade, recebendo certificados mediante o rufar das caixas e chocalhar das gungas. 

Na sequência foi servido um lanche para os congadeiros no salão, despedindo-se em clima de confraternização até domingo, se Deus quiser, que terá animada programação a partir da alvorada, até a descida dos mastros 18 horas, que encerra as comemorações. 

"Olha que mastro bonito!  - bis
Quem levantar esse mastro,
ôh, mamãe ...
vai para Angola comigo!"
(jomba cantada pelo Capitão Tadeu)


Cartaz da Festa do Rosário no Bairro São Geraldo,
São João del-Rei. Papel couché, 29,5 x 42cm.
 

Notas e Créditos

* Texto e foto: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário