São Januário é o advogado contra a violência, festejado a 19 de setembro. Nascido na Itália, em Nápoles, no ano de 270, batizado Prócolo e era da família Ianuarii, consagrada ao deus Jano. Sua ordenação aconteceu em 302 e foi virtuoso bispo de Benevento, preso e martirizado pelo Imperador Romano Diocleciano, em 305. Narra-se que junto com outros cristãos sobreviveu incólume ao martírio pelo fogo e depois, na arena, não foi molestado por leões famintos. Morreu degolado. Um cristão teria armazenado uma amostra de seu sangue em ampolas, até hoje existentes, junto à sua imagem napolitana, que se liquefaz milagrosamente no dia de sua festa. É considerado por católicos e ortodoxos. Sua canonização veio somente em 1586, pelo Papa Sixto V. Santo querido dos italianos e descendentes – o célebre San Gennaro, como dizem em sua língua.
Tem igreja própria no arraial de Januário (São João del-Rei), no distrito de São Sebastião da Vitória, construída por volta de 1999. A festividade acontece em torno do dia do santo, tendo neste domingo seu dia maior. A programação religiosa inclui novena, missas, procissões, coroação do Sagrado Coração de Jesus, bênção do Santíssimo Sacramento. Acontece também uma missa sertaneja. Existe movimento de barraquinhas, víspora, shows, torneio de truco e cavalgada, vinda de São Miguel do Cajuru. Até alguns anos a procissão era musicada pela banda local. Esta corporação está por oras desativada, de tal sorte que Januário contará com a presença da Banda Municipal Santa Cecília, vinda de São João del-Rei.
Outra comemoração deste santo acontece na Matriz da Imaculada Conceição, Bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei, iniciativa do pároco, Padre Antônio Claret Albino. Em 2004 foi realizada sua primeira festa naquela igreja, com renda revertida para as obras da torre, então em fase de fundação. Em situação estratégica, ao centro da antiga colônia italiana da cidade, contou esta festa com tríduo preparatório e no seu dia consagrado, missa com cantos italianos e almoço farto com cardápio à italiana. Incluiu ainda procissão, adoração e bênção do Santíssimo, missa para enfermos, bênção da água e venda de comes e bebes no galpão sito no adro. Neste ano de 2015 a festa está programada para ter o dia maior no primeiro domingo de outubro, dia 4.
|
Imagem de São Januário esculpida pelo artista sacro são-joanense Osni Paiva, venerada na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, Colônia do Marçal, São João del-Rei. Ilustração extraída do cartaz da sua festa, ano de 2004. |
Referências na Web
Januário de Benevento.
Wikipédia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Janu%C3%A1rio_de_Benevento (acesso em 20/09/2013 e 16/09/2015, 07:17h)
19 de setembro: São Januário ou Gennaro.
Portal Paulinas, https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=448 (acesso em 16/09/2015, 07:16h)
História de São Januário.
Cruz Terra Santa, http://www.cruzterrasanta.com.br/historia/sao-januario (acesso em 16/09/2015, 07:20h)
Notas e Créditos
* Texto: Ulisses Passarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário