Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 13 de setembro de 2015

Festa do Rosário do Bairro São Dimas, São João del-Rei

Acontece neste momento no Bairro São Dimas, em São João del-Rei, mais uma festa dos congadeiros em honra a Nossa Senhora do Rosário. Os grupos do bairro recepcionam vários visitantes que de praxe cumpre os rituais de visita aos mastros, ao cruzeiro e à capela, bem como à casa da festeira. Como de costume é garantido aos grupos a alimentação e eles se confraternizam em torno da mesa. 

O reinado não falta e para escoltá-los, os congadeiros, com grande devoção, entoam seus cantares e toques instrumentais, dançando alegremente rumo à capela. 

O bairro é um dos pontos mais tradicionais na prática do congado na cidade e ainda hoje conserva dois grupos. Grandes nomes da força congadeira no município viveram ou trabalharam seus congados no São Dimas, tais como os capitães José Camilo e seu filho Raimundo Camilo, Waldemar Fagundes e Luís Santana, além da célebre Rainha, Dona Maria da Glória, saudosa mãe da Capitua Maria Auxiliadora Mártir. 

A todos rendemos nossa sincera homenagem. 

Rosário no interior da Capela do Rosário do Bairro São Dimas. 

Cartaz da festa. 42 x 30cm, papel couché. 

Congado de Barroso. 

Congado do próprio bairro, do Capitão Moacir Santana.

Congo de Itaguara. 

Congo de Itatiaiuçu. 

Aspecto parcial do interior da Capela do Rosário do Bairro São Dimas,
vendo-se os andores de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário
prontos para a procissão. 

Congados de fora visitam e prestigiam a festeira, Maria Auxiliadora Mártir,
como estes Marujos de Carandaí. 

Mastros diante da capela em festa. 

Mensagem pintada no asfalto ao lado da Capela do Rosário. 

Notas e Créditos

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário