Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Vamos na Casa de Deus!



Neste curto vídeo de sofrida qualidade, tomado de improviso de um telefone celular, observa-se a entrada no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos do congado de Paraíso Garcia, distrito de Santa Rita do Ibitipoca/MG, no momento da entrega do reinado. Foi sua primeira presença no Jubileu do Divino, acontecida no ano de 2015.

O grupo, demonstra perfeita sintonia de ritmo e cadência, com uma percussão de bastões muito bem ensaiada, e a beleza visual das fitas multicores entrecruzadas no peito e nas costas dos dançadores. 

Como guarda de corte, esta modalidade de congado se ajusta à categoria popularmente chamada moçambique bate-paus, facilmente diferenciável de outros moçambiques que não fazem a percussão de bastões. É identificado também pelo tinir dos guizos (paiás) atados nos tornozelos dos dançantes. 

A localidade em questão está bem na área geográfica desse modelo de congado, difundido nos Campos das Vertentes.

Notas e Créditos

* Vídeo e texto: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário