Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 9 de junho de 2015

Adeus, Padre Pedro ...

É com grande pesar que São João del-Rei despediu-se hoje do queridíssimo Padre Pedro Teixeira Pereira, sepultado no Cemitério das Mercês, nesta cidade. Com uma vivência em plenitude da vida religiosa, 62 anos de sacerdócio, era em geral reconhecido pelas suas virtudes, pelo carinho extremado com os fiéis, sobretudo os doentes, e pela pregação que unia o lado catequético à elevada profundidade da palavra. 

Matosinhos se habituou a vê-lo no santuário, celebrando a missa das 15 horas das sextas-feiras, sempre muito concorrida. 

De sua popularidade servirão de testemunho os muitos relatos de quantos se sentiram beneficiados por suas orações e palavras e ainda, a missa de corpo presente na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, absolutamente lotada de devotos e com a presença maciça do clero. Os sinos anunciaram o lutuoso acontecimento o dia todo. A orquestra fez os violinos chorarem no coro da igreja. A banda em tom funéreo, o imortalizou em sua marcha, na frente do hospital funcionários o aplaudiram comovidos à passagem do féretro, membros de muitas irmandades, cingidos de opas, caminharam cabisbaixos no seu enterro. Entre pai-nossos e ave-marias, o povo desconsolado o encomendou. 

Este blog consternado manifesta condolências à família, parentes e amigos, rogando ao Espírito Santo a consolação para os que ficam com saudades e luz para o seu caminho na Casa do Pai. 

Padre Pedro Teixeira em 2006, durante a
Procissão do Imperador Perpétuo, no 

Jubileu do Divino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário