Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dia de Santos Reis... viva os foliões!

Seis de janeiro é um dia muito especial, Dia de Reis, comemoração da chegada dos Magos, vindos do Oriente a Belém, onde adoraram ao Menino Jesus e ofertaram seus presentes. Simbolicamente, configura-se nesta cena sublime a manifestação da divindade de Jesus aos povos, e não apenas ao povo eleito; Cristo veio para a humanidade. Epifania do Senhor, que a Igreja por conveniência adianta a comemoração para o domingo anterior. 

Como herança européia profundamente adaptada à realidade do Novo Mundo, sobretudo pela imensa criatividade e musicalidade do negro, disseminou-se no Brasil o costume dos reisados, grupos da cultura popular de homens devotos que visitam os lares no período natalino, com clímax no dia de hoje. O tipo mais conhecido de reisado é sem dúvidas a folia de Reis, que realizamos bem à nossa moda, à brasileira. Numa região de colonização antiga como as Vertentes, elas encontraram um ambiente propício ao enraizamento, constituindo-se em grupos folclóricos muito populares. 

As folias de Reis entretanto, experimentam nos últimos anos uma fase de enfraquecimento em virtude das mudanças sociais céleres, sobretudo na sua estrutura interna pela dificuldade de renovação de seu quadro humano, atraindo poucos jovens. Não obstante este fato, os grupos remanescentes, permanecem à despeito das dificuldades, seguindo ao velho ritual das cantorias laudatórias, visita aos presépios, rogações de benção sobre as famílias visitadas e recolhimento de donativos para a caridade aos menos favorecidos, tudo movido com muita fé e dedicação por parte dos foliões responsáveis e seus abnegados folieiros, uns e outros irmanados sob a mesma bandeira e missão. 

Embora por mera questão de limitação de tamanho pretendido para o vídeo anexo só estejam fotos de grupos de folias de São João del-Rei, a intensão é aplaudir a todas as folias em geral, notadamente às dos Campos das Vertentes, área de abrangência desta página eletrônica. Além de homenagear, registrar o seu fazer e chamar a atenção sobre a necessidade de valorização destas manifestações. É mister reconhecer a importância do trabalho cultural desempenhado por estas pessoas. 

Nesta postagem, fica registrado a homenagem deste blog aos tantos homens que se dedicam ou dedicaram à manutenção desta tradição tão querida e familiar, que sacrificam seus mais sinceros esforços para que a folia não deixe de existir. A folia é o próprio folião, o cristão que a seu modo empenha sob a forma itinerante de música, canto e dança, benesses coletivas para a sua comunidade e outras que nem conhece, mas que visita, à exemplo e seguimento dos Reis Magos, que andaram por terras estranhas. Em vez de ouro, incenso e mirra, nos trazem bênção, alegria e paz. 

Parabéns, nobres foliões! Santos Reis dos Oriente lhes retribua a caridade que praticam e o seu exemplo de vivência cristã se dissemine sobre esta Terra cada vez mais estéril de bondade. 




Notas e Créditos

* Texto e vídeo: Ulisses Passarelli
** Veja mais sobre as folias de Reis nos links abaixo: 

SÃO JOÃO DEL-REI E A FOLIA DE REIS A "CAMINHO DA SALVAÇÃO"

DIA DOS SANTOS REIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário