São Pedro é que deve estar meio tristonho com o são-joanense ... porque da santificada tríade junina, aqui em São João del-Rei, só ele ficou de fora. No Bairro Tijuco tem Rua Santo Antônio com festa do orago em capela própria, setecentista; no mesmo bairro tem Rua São João, sem capela, mas com grande devoção numa festa que já conta com 69 anos de existência.
Na 1ª Travessa da tradicional via pública, fechada e enfeitada para a ocasião festiva, desenvolve-se uma animada festa em honra ao precursor e primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, que profeticamente teve a árdua missão de preparar o caminho para as pregações do Divino Mestre. Santo queridíssimo no Brasil, São João Batista goza de grande popularidade e ricos festejos em todo território nacional.
|
As barraquinhas de São João aguardam o fim das celebrações para o movimento, enquanto as pessoas se concentram na missa sob uma tenda, diante do andor do padroeiro. |
Na festa local, conta o santo com ativa parte religiosa que inclui novena, reza do terço e celebrações. O movimento de barraquinhas é animado e tradicional. O dia maior, 24 de junho, desponta logo cedo com alvorada festiva, às 6 horas pipocando fogos de artifício e rompendo acordes d'A Furiosa, título carinhoso alcunhado pela povo à Banda Municipal Santa Cecília. A corporação querida e de grande qualidade técnica, cumpriu sua missão na gelada manhã festiva, que se segue àquela que se diz ser a noite mais fria do ano.
Durante o dia, a imagem de São João Batista fica exposta na entrada da travessa, sobre uma mesa revestida de toalha branca, cercando a rua, como se chamasse os devotos ao festejo. E de fato, logo mais, se vê que o chamado foi efetivo. Muitos devotos concentram-se para participar da missa campal. Para a procissão surgem mais dois gigantes de nossa tradição musical: a centenária Banda Theodoro de Faria e a salesiana, Meninos de Dom Bosco. Grande afluxo de fiéis e visitantes acompanharam atentos o concorrido cortejo com o andor enfeitado e depois se confraternizaram no intenso movimento das barraquinhas.
|
Imagem de São João Batista acena aos fiéis, convidando-os para as comemorações na entrada da 1ª Travessa. |
É de se esperar para 2015 uma festa ainda mais especial, comemorando o septuagésimo aniversário da comemoração nesta rua. Que venha, com as bênçãos do padroeiro.
* Texto e fotos: Ulisses Passarelli
** Para saber mais sobre o assunto leia também: AS FESTAS JUNINAS E OS TRÊS SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário