Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 9 de novembro de 2013

A Banda do Senhor Américo




Banda de Música Santa Terezinha do distrito de São Gonçalo do Amarante (à época da foto, possivelmente 1941, chamava-se Caburu), São João del-Rei/MG.

Foto de autor não identificado, gentilmente cedida para reprodução por Ednei Sebastião de Oliveira, de acervo familiar. 

O responsável era o sr. Américo Honório de Oliveira, que aparece no recorte da esquerda, empunhando um bombardino. O regente era o sr. Secundo de Paula (foto em recorte à direita, segurando uma clarineta). 
A lista de componentes visíveis na foto, na ordem da esquerda para a direita é a seguinte, tal como transcrito de um papel manuscrito que os conserva, com as características alcunhas que tanto sabor dão às tradições interioranas: 

- Américo
- Antônio Fagundes
- Camilo
- Zé Rosa
- Geraldo Coração
- Gonçalo
- Modesto
- Mariinha
- Camundá
- Celina
- Dadada
- Aristides
- Joaquim Mendes
- Mauricinho
- Chiquito
- Dejanir
- Euclides
- Sílvio
- Secundo
- Eunice
- Maurício
- Nonô da Carmelita
- Zé Tobias
- Otacílio
- Zé Américo
- Neusa
- Aparecida

Desta lista ressalvo o nome de Antônio Fagundes, que foi um memorável capitão de congo do lugar; o de "Camundá", (menino que aparece só o rosto ao fundo e centro da fotografia, junto ao muro), aludindo a uma etnia africana que foi escravizada no Brasil, e as mulheres, que eram cantoras do coro de orquestra. 

Esta banda teve fim com o falecimento do sr. Américo, em 1967, e subsequente venda dos instrumentos para uma banda de Conceição da Barra de Minas no ano seguinte, pelo filho do proprietário, o sr. Euclides Honório, pai de meu informante e cedente da foto. 

* Texto: Ulisses Passarelli

Um comentário:

  1. Olá Ulisses gostei da matéria. Eu faço pesquisa com música na região das vertentes, será que tem como entrarmos em contato?

    ResponderExcluir