Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mais uma da Mãe de São Pedro...

(estória dos tempos que Jesus andava pelo mundo)

Diz que quando Jesus fazia pregações, ficou certa vez hospedado na casa da mãe de São Pedro. Ela era uma velha muito ruim, invejosa dos poderes do Mestre, feiticeira maligna e fofoqueira. A megera ofereceu para Cristo dormir um quarto escuro, úmido, cheio de mofo, deixando para ele deitar somente uma esteira rasgada, estirada no chão frio. Humildemente ele aceitou. 

No outro dia, cedo, chegou naquela casa uma mulher vizinha, trazendo no colo seu filhinho. Estava nervosa, porque a criança tinha engasgado com um espinho de peixe, preso à sua garganta. Veio pedir ao Messias que benzesse. 

Jesus então benzendo o menino, aproveitou a oportunidade para criticar a hospitalidade da mãe de São Pedro, rezando assim: 

"Homem bom, mulher má, 
quarto escuro, esteira rôta, 
São Brás: tira esse mal da boca!"

A criança deu uma tosse e expeliu longe o espinho. 

Senhor Bom Jesus de Matosinhos em seu andor, durante a procissão em São João del-Rei, a 14/09/2013. 

* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S. Passarelli
*** Informante: Aluísio dos Santos, 24/03/2000.

Leia também as seguintes estórias: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário