Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ensalmos

Sob o nome de ensalmo, diferentemente das definições dos verbetes, conhecem os folcloristas pequenas orações versificadas, geralmente em quadras, de enunciação ritmada e grande popularidade, dada sua simplicidade em decorar e creditada eficácia.

As pequeninas preces da religiosidade popular, fáceis de se ensinar às crianças, servem para vários momentos da vida, até para adentrar no mato, ficando-se livre da peçonha dos ofídios pelas graças de São Bento: 

São Bento, água benta, 
Jesus Cristo no altar;
tira as cobras do caminho
pro filho de Deus passar. 

Seguem alguns exemplos coligidos em São João del-Rei e Santa Cruz de Minas / MG, alguns difundidos em outras regiões. 

1) laudatório: 
Viva Santana,
Senhor São Joaquim,
Viva o Menino Deus,
Senhor do Bonfim!

2)  exorcístico/para viagem:
Retira-te, inimigo!
Nesta estrada eu entro
Meu corpo, minha alma
É do Santíssimo Sacramento!

3) para se deitar e levantar: 
Com Deus me deito,
Com Deus me levanto,
Na graça de Deus,
Divino Espírito Santo!

4) para abençoar o lar ou saudar um templo:
4.1) Esta casa tem quatro canto
Cada canto tem um santo;
São Marcos, São Lucas, São Mateus,
Nossa Senhora com todos os seus!

4.2) Esta casa tem quatro cantos,
Cada canto tem um santo
E no meio tem a luz
Do Divino Espírito Santo!

5) para rogar inteligência:
Divino Espírito Santo,
Fonte de toda ciência:
Derramai sobre mim
A vossa inteligência!

6) para sair de casa:
6.1) Estrela da Guia
Estrela do Oriente,
Guia os meus passos
Daqui para frente!

6.2) Estrela do Céu,
estrela do meu Pai,
guia os meus passos
nos caminhos onde vai!

6.3) Os anjos cantam no céu,
A Jesus Cristo adora. 
Bendita seja a hora,
que vou por esse caminho afora. 

Imagem do Divino Espírito Santo, montado sobre uma custódia, num modelo iconográfico tradicional.
Igreja do Carmo, São João del-Rei/MG. 

* Informantes: Santa Cruz de Minas, Bairro Córrego - Elvira Andrade de Salles (1998): 1 e 6.3; São João del-Rei, Centro - Luíza dos Santos: 5 (década de 1970); Aluísio dos Santos ("Ló", anos noventa): 3, 4.2 e o ensalmo de São Bento; Édila Santos Passarelli (década de 1980): 2, 4.1; Bairro Araçá, Maria do Rosário Neves ("Dona Preta", 2009): 6.1, 6.2.
** Texto e foto:Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário