Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 26 de março de 2017

Procissão do Encontro

Quarto domingo da quaresma em São João del-Rei. A noite ecoam sinos nas torres históricas. De duas monumentais igrejas saem procissões que rumam ao Largo das Mercês (antigo Largo da Câmara) para se encontrarem: do São Francisco vem o andor do Senhor Bom Jesus dos Passos; do Carmo sai o andor de Nossa Senhora das Dores. 

A Banda Municipal Santa Cecília (fundada em 1968) acompanha uma das procissões; a Teodoro de Faria (fundada em 1902) acompanha a outra. De ponta a ponta do itinerário ouve-se a execução de tocantes marchas fúnebres. 

As duas procissões serpenteiam pelas antigas vias, acompanhadas por membros de diversos sodalícios religiosos, paramentados com suas opas e hábitos, portando varas de prata e lanternas luminosas. 

O Largo das Mercês lota de fiéis. Também surgem vendedores ambulantes para aproveitar a movimentação; seus produtos são os cartuchos de amêndoas, maçãs do amor, pipocas, algodões doces. 

A chegada de ambos cortejos religiosos é sempre muito concorrida e pomposa, bastante solene. Na tribuna sagrada o orador se esforça em enaltecer os valores religiosos daquele momento, sua base bíblica, o comportamento dos fiéis na quaresma. Concluído o sermão os dois cortejos se unem em um só e as imagens encontradas seguem juntas para a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Bom Jesus à frente; Mãe Santíssima logo atrás. Nos dois passinhos (capelas-passo) do caminho a procissão para por instantes e a orquestra e coro assumem a parte musical. O aroma do incenso rescende no ar. No Pilar a procissão adentra e a cerimônia é coroada pelo Sermão do Calvário, com o pregador situado no púlpito. 

As festas de Passos caminham para a semana derradeira, "Semana das Dores", na qual a cada dia haverá a solene celebração do Setenário das Dores. 

Andor do Senhor dos Passos.

Andor da Senhora das Dores. 

Irmãos carmelitas com todo zelo e respeito conduzindo a imagem da Mãe Santíssima
sob a atenta escolta das lanternas dos irmãos mercedários. 

O pálio chega ao passinho do Largo da Cruz com membros da Irmandade do Senhor dos Passos. 

Passagem da Banda Teodoro de Faria diante da Igreja do Carmo.
  
Dobre do sino do Carmo.

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografia: Iago C.S. Passarelli, 26/03/2017
*** Para mais informações sobre as comemorações dos Passos leia também neste blog:

PROCISSÃO DO DEPÓSITO

RASOURA DAS DORES

RASOURA DOS PASSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário