Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 9 de março de 2017

O Rosário mandou chamar...

O Blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES compartilha com a comunidade congadeira de São João del-Rei o mais sincero sentimento de pesar pelo recente falecimento de cinco congadeiros do município, somente neste ano de 2017. As famílias, parentes e amigos só nos resta manifestar as preces que buscam o conforto espiritual e o consolo por tão triste passagem.

Ontem, causou grande consternação a travessia para a eternidade do Capitão Moacir Santana, filho do também capitão de congado Luís Santana, que no Bairro São Dimas comandava o terno de catupé que fora fundado por seu pai, em 1958, sendo assim o mais antigo da zona urbana. 

Todas essas perdas deixaram em vários praticantes desta tradição além do sentimento específico da ausência humana e social destas pessoas queridas, também, a preocupação com o futuro dos grupos culturais, cuja renovação de participantes e sobretudo de lideranças tem se mostrado extremamente fraca. Enfim... é como diz em tom fatalístico o verso do canto congadeiro: "o rosário mandou chamar!" Sobre a sombra que se impõe ao futuro se oponha a luz do Rosário. É o que pedimos em prece. 

Capitão Moacir Santana, segurando o tamborim (ao centro), com alguns
congadeiros de seu terno, durante a Festa do Divino de Matosinhos. 

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografia: Maria Aparecida de Salles, 11/06/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário