Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 16 de julho de 2016

Folia de Reis, Bairro Bom Pastor, São João del-Rei

A folia alvo desta postagem é a do Mestre "Didinho" (Geraldo Domingos Resende"), do Bairro Bom Pastor, no Grande Matosinhos, São João del-Rei. Foi fundada em 1999, a partir da fragmentação da folia do Bairro Pio XII, também em Matosinhos, então do Mestre "Juquinha" (Otávio José Gatti), com a incorporação de outros folieiros, inclusive gente afeita às folias da área do Elvas. Tanto que a música apresentada neste vídeo lincado é a mesma tocada nas folias do Elvas, com resposta dividida e alternada entre duplas, enquanto os outros folieiros não cantam. 

A Folia do Didinho porém executa também sua função em outras toadas. E sob sua voz dá provas de experiência e sabedoria, com versificação muito bem elaborada, capaz de materializar os fundamentos da folia. 

O grupo prossegue em plena atividade anualmente cumprindo a visita às residências na zona urbana e na rural, e participando de encontros, em São João del-Rei e região em três jornadas anuais: Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo, cada qual com sua bandeira e sua música, embora que com os mesmos folieiros.




Participação no Encontro de Folias de Capelinha - atual Mercês de Água Limpa
(São Tiago/MG). O vídeo mostra o agradecimento pelo almoço. 


Notas e Créditos

* Fotografias: Iago C.S. Passarelli, 26/01/2014
** Vídeo, edição e acervo: Ulisses Passarelli, 31/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário