Nesta postagem o Blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES apresenta uma coletânea de trinta simpatias e crendices tradicionais coletadas em São João del-Rei/MG, sendo de prática comum desde longa data, algumas ainda em voga, não obstante a modernização destes tempos tecnológicos.
01 - Contra soluço: soluço é uma sequência de contrações espasmódicas do músculo diafragma, separadas por um curto espaço de tempo. Aos recém-nascidos, com frequência a soluçar, cura-se com um pequeno pedaço de papel embebido na saliva da mãe, que se adere à testa da criança. Mantém-se até o soluço passar.
02 - Contra doenças de pele: antigamente, nas roças, quando o pai caçava um tatu, esfregava-se o sangue deste animal no corpo das crianças da casa, acreditando-se com este banho inusitado preveni-se doenças de pele.
03 - Crista de galo: 1- Nome popular de uma doença infecciosa, sexualmente transmissível, que atinge as partes pudendas; cancro mole. É causada pela bactéria Hemophylus ducreyi. 2- Símbolo de domínio, força, física, “macheza”. a expressão popular ""quebrar a crista" indica romper com a valentia de alguém. 3- Excrecência vermelha, carnosa na cabeça do galo doméstico, que é dada à criança para comer como simpatia para curar a incontinência urinária noturna, ou seja, para quem urina na cama.
04 - Cana debaixo da cama: para aliviar dor na coluna, corta-se uma cana de açúcar no tamanho exato da pessoa, medida pelas costas, com os calcanhares juntos. A cana é desfolhada e deve ser posta debaixo do colchão e sobre o estrado da cama, pelo prazo de pelo menos um mês, após o qual deve ser jogada pelo rio abaixo.
05 - Contra verruga: corta-se uma pequena batata-inglesa e esfrega-se sobre a verruga por algum tempo. A batata é posta a secar nas imediações de um fogão à lenha. A medida que a batata seca, a verruga seca também, depois cai. É o que prescreve a simpatia popular. Uma variante usa a ponta cortada de um quiabo que depois de esfregada sobre a verruga deve ser posto grudado na tábua da porta de entrada da casa, na parte de trás. Quando o quiabo secar e cair, acredita-se que a verruga cairá também.
06 - Para afastar males e doenças: na Sexta-feira da Paixão, na hora que Cristo morreu (15 horas), abre-se um pequeno buraco na terra do quintal e cospe-se dentro. Imediatamente se enterra a saliva, pedindo-se pela Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo que seja enterrado tudo que é contrário.
07 - Para fortalecer e trazer saúde: na Sexta-feira da Paixão, na hora que Cristo morreu (15 horas), tomar um copo de chá de erva-cidreira, pedindo-se pela Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo que seja fortalecido e abençoado na saúde.
08 - Para prosperidade: no Dia de Santos Reis (06 de janeiro), tomar nove caroços de uma romã e proceder assim: três caroços devem ser jogados para trás, por cima dos ombros, sem olhar onde cairão, pedindo-se aos Reis Magos para desterrar todos malefícios; outros três devem ser engolidos, rogando-se saúde e proteção; finalmente os últimos três serão guardados na carteira para não deixar faltar dinheiro, tanto melhor se forem acondicionados num patuá de pano vermelho virgem, costurado junto com uma moeda.
09 - Para espantar visita indesejável: colocar uma vassoura atrás da porta de entrada. Isto evitará que a visita venha. Se a visita veio porque a simpatia não foi feita, então discretamente se pega a vassoura e sem que perceba, deve ser posta atrás da porta em disposição invertida, ou seja, com os pelos para cima e isto faz que logo a visita vá embora. Após a visita sair, se varrer seu rastro dentro da casa até abrir a porta da rua e tocar o cisco para fora, esta visita não voltará. O gesto de varrer enquanto a visita está presente já é considerado ofensivo, grosseiro, demonstrativo de não se querer a presença, mesmo que a intensão real não seja esta.
10 - Para não casar: quando não se quer que alguém não case, basta varrer o pé desta pessoa, ou seja, passar a vassoura sobre o pé, em gesto de quem varre.
11 - Para fechar o corpo ao mau olhado: 1- trazer três dentes de alho no bolso. Será mais eficiente se for no bolso esquerdo e se for de alho roxo. 2- trazer um ramo verde de arruda atrás da orelha esquerda. Quando a arruda murchar deve ser descartada, pois é sinal que já absorveu os males. 3- trazer uma fcaneiga pendurada ao pescoço, bentinho, patuá, terço, escapulário, medalha de santo, guia. 4- Outros objetos capazes de prevenir mau olhado são as semente de tento, olho de boi, timbó e ainda lascas ou cavacos de candeia, para-tudo (raiz), milhomem, cipó-cruzeiro e de pau-pereira.
12 - Para sobrepujar inimigo: escrever o nome do inimigo num pequeno pedaço de papel, por dentro do sapato e calçá-lo. Pisa-se o inimigo.
13 - Para nenhum inimigo alcançar sucesso na demanda: por um folha de comigo-ninguém-pode dentro do sapato à guisa de palmilha e calçá-lo. Isto geralmente se faz quando se vai fazer uma incursão no território do inimigo, pisar em terra alheia por uma necessidade.
14 - Para refletir o mal: 1- enfeitar o chapéu com um pequenino espelho (muito usado por folias de Reis e congados). 2- riscar o ponto de uma entidade espiritual num papel e afixar escondido atrás de um espelho. Se alguém tiver com inveja, o mal se reflete de imediato em retorno. 3- fazer uma ponta extra numa vela branca; acender as duas pontas e firmar no chão com a ponta original para baixo. Isto devolve o mal a quem o mandou.
15 - Usar roupa do lado do avesso: tem duas interpretações _ se a pessoa assim vestiu de forma inadvertida, é uma crendice que em breve ganhará uma roupa nova; se a pessoa assim vestiu de forma deliberada, é uma simpatia, adotada quando se vai a algum lugar cheio de inimigos, má querência, desafetos, visando se proteger de mau olhado, pois o lado inverso da roupa não deixa o maligno pegar na matéria.
16 - Proteção contra intempéries: guardar dentro de casa as palmas bentas da Procissão de Ramos protege contra raios, ventanias, chuvas fortes. Se a ameaça se fizer acentuada, queima-se a palha, e sua fumaça, assim como um incenso, protege o lar. A palma será trocada apenas pela do ano seguinte, renovando-se seu poder protetivo. A palma de ordinário se conserva dentro do oratório ou sobre o guarda-roupas. Quando se consegue duas palmas se usa amarrá-las uma à outra em cruz para mais efetividade na proteção do lar.
17 - Golo para o santo: costume de ao se tomar uma bebida alcoólica derramar propositalmente uma pequena porção no chão dizendo-se: “para o santo”. Talvez tenha ligação a oferendas de pinga (marafa) a algumas entidades espirituais da esquerda. Num Terreiro, se está presente um exu doutrinado, geralmente ele não permite que se derrame cachaça no chão, exceto se ele o fizer por si mesmo, sobre o ponto riscado. Outra forma do fato é servir uma dose da pinga num copo e por-se diante da imagem de São Benedito ou de Santo Antônio; ou ainda, por a imagem de Santo Onofre dentro do copo com a bebida, junto com algumas moedas. Considerando-se Santo Onofre padroeiro dos alcoólatras, talvez não seja lícito julgar este caso como um castigo ao santo. Acredita-se que são formas de agradá-lo, que então retribui com graças e bençãos.
18 - Galinha Preta: é reconhecida como “galinha de macumba”, numa expressão discriminadora. Deve-se ao fato de serem usadas como oferendas em rituais de sacrifícios a certos exus na quimbanda. Na crença popular é bom ter algumas galinhas de penas pretas no terreiro junto às demais, pois livram por sua simples presença a todas as outras aves de certos males, que atraem para si, desviando-se assim das demais criações e de seu dono.
19- Cuidados com o pagão: para salvar a alma de uma criança que morreu repentinamente sem o batismo a medida é sepultá-la sob uma roseira, fazer uma cruz de sal sobre o seu túmulo e plantar arruda sobre por cima do mesmo. Este era o costume nas roças.
20- Apadrinhamento: quem está noivo não deve apadrinhar ninguém, pois prejudicará seu próprio casamento.
Anjinho segurando uma cornucópia. Adorno do presbitério da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. São João del-Rei/MG. |
Notas e Créditos
* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografia: Iago C.S. Passarelli, 11/12/2014.
*** Leia também neste blog:
SUPERSTIÇÕES
SUPERSTIÇÕES DO ESPELHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário