Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Folia do Carlão em Aparecida

Nesta postagem o Blog TRADIÇÕES POPULARES DAS VERTENTES faz um pequeno registro e homenagem à "Folia do Carlão", da zona rural de São João del-Rei, exatamente da Colônia José Teodoro. O grupo embora também faça a seu tempo cantorias em honra aos Reis Magos e ao Mártir São Sebastião, habitualmente é uma folia do Divino, diga-se de passagem de imensa atividade, circulando até fora da época de costume (da Páscoa a Pentecontes) em apresentações e visitas, senão mesmo viagens, como esta a Aparecida / SP aqui registrada em imagens, com destino ao concorridíssimo Encontro Nacional de Companhias de Reis, como fez em 2015 e 2016. 

A folia visitou também vários povoados da zona rural deste e de outros municípios, tais como São Gonçalo do Amarante (São João del-Rei), Restinga (Ritápolis), Mercês de Água Limpa (São Tiago), Elvas, Águas Santas, César de Pina e Caixa d'Água da Esperança (Tiradentes), Arame (Lagoa Dourada), Porteira do Paiol (Conceição da Barra de Minas), São Sebastião de Campinas (Dores de Campos), além das cidades de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Barroso e Santa Cruz de Minas. 

Tal atividade se deve claro à atuação dos animados folieiros, mas sobretudo à dedicação do folião Carlos Leandro de Oliveira, responsável pelo grupo. Nestas fotografias de 2015 e no vídeo anexo aparece no comando da cantoria o experiente Embaixador Antônio Francisco dos Santos. Atualmente, além do Sr. Antônio, outros respeitados embaixadores dividem com ele os momentos de cantoria: Pedro Paulo e Natal. 

Neste princípio de ano, a folia em nova fase de estruturação adotou o nome de "Mensageiros do Paráclito". 

Folia do Carlão tocando no presépio de Aparecida/SP

Folião Carlos Leandro de Oliveira

Embaixador Antônio Francisco dos Santos
Apresentação de fotografias e áudio da folia da 
Colônia José Teodoro. 


Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Folia: Ulisses Passarelli; folião e embaixador: Iago C.S. Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário