Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 23 de abril de 2015

Velhas notícias distritais - parte 2

Continuando o trabalho de levantamento da história dos distritos de São João del-Rei, segue mais uma postagem contendo uma breve coletânea de dados, em disposição cronológica, abarcando o período de 1905-1906. As informações procedem do jornal são-joanense "O Repórter" e a fonte de consulta é o site da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida


Igreja de Santo Antônio de Pádua, cruzeiro e mastro do Rosário.
Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, 15/10/2011.

- Lei municipal nº133, de 24/08/1905, autoriza a criação e manutenção de uma escola pública em São Sebastião da Vitória até que o estado faça uma. A escola seria dedicada a alunos do sexo masculino e o nome do professor contratado seria submetido à aprovação da câmara. A despesa total autorizada foi de um conto de réis. (O Repórter, n.36, 24/09/1905).

- Um ladrão arrombou na calada da madrugada o cofre do cruzeiro do largo da igreja do Rio das Mortes levando seu conteúdo, e ainda, abrindo a porta lateral direita do mesmo templo, igualmente surrupiou o conteúdo dos cofres do Coração de Jesus, Senhora Aparecida, Almas e Senhora do Parto, arrancando-os da parede. Os cofres vazios foram jogados pelo “gatuno audaz” no largo da igreja. A nota jornalística se intitula “Sacrilegios”. (O Repórter, n44, 26/11/1905).

- Festa de Santa Cecília no Rio das Mortes, com bênção do estandarte da corporação musical do lugar. Houve missa e a procissão foi prejudicada pelo mal tempo. A Banda Lira do Oriente saiu em tocata pelas ruas e se deteve especialmente na residência do Padre Francisco Rocha. “Foram feitos e erguidos vários brindes pelo Padre Rocha, pelo dr. Paulo Teixeira e outros.”. A mesma nota traz a seguinte informação sobre obras na igreja: “o reverendo Padre Francisco Rocha, auxiliado por bons amigos, trata de obter meios para augmentar a Capella de Santo Antonio do Rio das Mortes mais trinta palmos. É uma ideia louvável, visto como a igreja já e pequena para acolher o numero de fieis. No dia 17 do próximo mez deve partir daqui um mestre de obras encarregado de fazer o orçamento respectivo e Deus queira que não appareçam obstáculos a generosa ideia.” (O Repórter, n.45, 03/12/1905).

- A tradição dos laticínios de São Sebastião da Vitória se mostra mais uma vez na seguinte nota: “simplesmente esplendida, uma das melhores que vem ao mercado desta cidade, é a manteiga “Victoria”, da fábrica do sr. Carlos Alberto Alves, estabelecido no arraial de São Sebastião da Victoria, deste município.” A nota prossegue ressaltando o asseio da fabricação e recomendando seu consumo. (O Repórter, n.46, 10/12/1905).

- Um edital da Câmara Municipal, assinado pelo presidente da mesma, Dr. João Salustiano M. Mourão, datado de 1º de fevereiro de 1906, convoca a população do Rio das Mortes para eleição do 1º, 2º e 3º juízes de paz daquele distrito, pois os anteriores não haviam tomado posse. A votação foi marcada para as 11 às 12 horas, no cartório de paz do distrito. (O Repórter, n.3, 18/02/1906).

- Resolução da Câmara Municipal de São João del-Rei, nº337, de 04/01/1906, autoriza o agente municipal a fazer reparos na Ponte de Moinhos, no limite distrital entre a sede e São Miguel do Cajuru, sob as águas do Rio das Mortes Pequeno (O Repórter, n.12, 29/04/1906). Os trabalhos na ponte foram autorizados também pela lei municipal nº142, de 27 de julho do mesmo ano, que se refere a construção de uma ponte e não reforma. (O Repórter, n.39, 28/10/1906).

- “Estão no Cajurú deste município, pregando missões e presidindo os exercícios quaresmaes, três illustres sacerdotes da Congregação do Sagrado Coração de Maria. Já estiveram em Victoria, Nazareth e do Cajurú seguem para Conceição da Barra.” (O Repórter, n.8, 25/03/1906).

- “S.Francisco do Onça. Está contractado o futuroso enlace do sr. capitão José Carvalho de Rezende, filho do sr. coronel José Teixeira de Rezende com a exma. sra. d. Maria José de Andrade, dilecta filha do sr. major Jose Tiburcio de Andrade Reis.” (O Repórter, n.17, 03/06/1906).

- Resolução n.316 da Câmara Municipal, de 28/06/1906, autoriza o agente municipal a reparar “a estrada que vai dessa cidade ao Rio Grande, especialmente no logar denominado Picada”. (O Repórter, n.22, 08/07/1906).

- Resolução n.317 da Câmara Municipal, de 28/06/1906, autoriza o agente municipal a passar a subvenção de ajuda de vinte mil réis para a escola primária particular da Colônia do Bengo, desde que pudesse provar matrícula de pelo menos vinte alunos e participação efetiva de pelo menos quinze, e ainda, que abrisse vaga gratuita para cinco alunos indicados pela vereança. A escola seria fiscalizada pelos vereadores. O professor regente era o sr. Manoel José Florêncio. (O Repórter, n.22, 08/07/1906).

- Santas Missões acontecem no Rio das Mortes, coincidindo com os festejos de Santana. A festa religiosa foi precedida por novena e contou também com missa cantada, sermões, Te Deum Laudamus e leilões de prendas. A vila foi enfeitada e recebeu um cruzeiro novo. (O Repórter, n.24, 22/07/1906).

- Santas Missões transcorrem no Onça (atual Emboabas) por oito dias com grande empolgação dos fiéis. Os missionários eram da Congregação do Sagrado Coração de Maria: padres Francisco Ozamir e Nicoláo Gomes, recepcionados festivamente pela banda de música local. Foram mais de mil comunhões contabilizadas. Fizeram instalar mais um cruzeiro na vila, em um morro circunvizinho, com pregação do padre-mestre José Pedro da Costa Guimarães e do missionário Nicoláo. De volta à igreja, o padre Francisco deu a bênção papal. Houve também uma procissão do Sagrado Coração de Jesus com pregação. (O Repórter, n.25, 29/07/1906). O Padre José Pedro era capelão da Santa Casa de Misericórdia e pouco depois das missões foi agraciado com o título de monsenhor. (O Repórter, n.37, 14/10/1906).

Serra do Caxambu, vista da estrada do Mestre Ventura.
Distrito de São Gonçalo do Amarante, São João del-Rei. 03/08/2014.

Notas e Créditos

* Leia também a primeira parte desta postagem: VELHAS NOTÍCIAS DISTRITAIS
** Texto e pesquisa: Ulisses Passarelli
*** Fotos: igreja - Ulisses Passarelli; serra - Iago C.S. Passarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário