Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 6 de março de 2015

Uma promessa de três pulos

O devocionário popular credita a cada santo uma especificidade de ação, dentro da qual tem mais força para o caso pedido chegar rapidamente a bom termo. Assim, por exemplo, são os patronos de classe dos trabalhadores e também os santos protetores contra este ou aquele malefício, doença, fatalidade ...

Os fiéis até mesmo se apegam a um santo especialista em achar objetos desaparecidos: "São Longuinho". É invocado quando se perde alguma coisa. Para achar, faz-se-lhe uma promessa curiosa, dizendo: “Meu São Longuinho, me ajuda a achar ... (tal coisa) que eu te dou três pulinhos!” Aí procuram. Achando o perdido, o santo é agradecido e dá-se três pulos para cima, no mesmo lugar, pagando-se a promessa (*) 

Longuinho seria o centurião que furou o lado de Cristo com uma lança, quando o Messias estava crucificado. Uma gota do sangue do Salvador caindo-lhe no rosto curou um problema de visão. É o que reza a tradição. Converteu-se, deixou de ser militar passando para a condição de monge, eremita na Capadócia e Cesareia. É também referido como o soldado que reconheceu a divindade de Cristo no ato de sua morte, citado nos evangelhos. 

Como cristão foi denunciado e considerado desertor foi martirizado por decapitação, tendo antes da morte seus dentes arrancados e a língua cortada. 

Seu nome verdadeiro seria Cássio. Devido ao episódio da lança, ganhou o cognome de origem grega que significaria "uma lança", Longinus em latim, aportuguesado em Longino, em corruptela, Longuinho. 

Suas imagens e pinturas o representam de duas formas: como soldado com a lança ou como monge, de capuz, bolsa a tiracolo e um lanterna em atitude de alguém que busca algo. Efetivamente não localizamos uma explicação convincente para a sua função de busca de objetos, tão pouco para a forma curiosa de pagamento da promessa. 

CASCUDO comenta que Longinus é o nome de cinco mártires conforme consta no Martiriológio Romano. A promessa curiosa seria paga no Nordeste do Brasil com os mesmos três saltos, citando ainda três gritos ou três assovios. Processo semelhante aconteceria com os pedidos a São Vítor e São Dino. 

Em Guararema/SP tem festa própria. 

Resta ainda dizer que aqui em São João del-Rei algumas vezes é chamado de "São Minguinho". 

Notas e Créditos 

* São João del-Rei e região, fato observado desde a década de 1970. Em verdade ocorre em outras partes do país. 
** Texto: Ulisses Passarelli

Referência Bibliográfica

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d.]. 930p. 

Referência na Web (acesso em 06/03/2015)

Longino. Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Longino 

15 de março - São Longuinho. Portal Paulinas: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=768

Porque se pede a São Longuinho prometendo três pulinhos? Mundo Estranho: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-se-pede-a-sao-longuinho-promentendo-tres-pulinhos

Festa de São Longuinho começa hoje em Guararema. Prefeitura de Guararema: http://www.guararema.sp.gov.br/237/secretarias/cultura/noticias/noticias/239/festa+de+sao+longuinho+comeca+hoje+em+guararema

Nenhum comentário:

Postar um comentário