O devocionário popular credita a cada santo uma especificidade de ação, dentro da qual tem mais força para o caso pedido chegar rapidamente a bom termo. Assim, por exemplo, são os patronos de classe dos trabalhadores e também os santos protetores contra este ou aquele malefício, doença, fatalidade ...
Os fiéis até mesmo se apegam a um santo especialista em achar objetos desaparecidos: "São Longuinho". É invocado quando se perde alguma coisa. Para achar, faz-se-lhe uma promessa curiosa, dizendo: “Meu São Longuinho, me ajuda a achar ... (tal coisa) que eu te dou três pulinhos!” Aí procuram. Achando o perdido, o santo é agradecido e dá-se três pulos para cima, no mesmo lugar, pagando-se a promessa (*)
Longuinho seria o centurião que furou o lado de Cristo com uma lança, quando o Messias estava crucificado. Uma gota do sangue do Salvador caindo-lhe no rosto curou um problema de visão. É o que reza a tradição. Converteu-se, deixou de ser militar passando para a condição de monge, eremita na Capadócia e Cesareia. É também referido como o soldado que reconheceu a divindade de Cristo no ato de sua morte, citado nos evangelhos.
Como cristão foi denunciado e considerado desertor foi martirizado por decapitação, tendo antes da morte seus dentes arrancados e a língua cortada.
Seu nome verdadeiro seria Cássio. Devido ao episódio da lança, ganhou o cognome de origem grega que significaria "uma lança", Longinus em latim, aportuguesado em Longino, em corruptela, Longuinho.
Suas imagens e pinturas o representam de duas formas: como soldado com a lança ou como monge, de capuz, bolsa a tiracolo e um lanterna em atitude de alguém que busca algo. Efetivamente não localizamos uma explicação convincente para a sua função de busca de objetos, tão pouco para a forma curiosa de pagamento da promessa.
CASCUDO comenta que Longinus é o nome de cinco mártires conforme consta no Martiriológio Romano. A promessa curiosa seria paga no Nordeste do Brasil com os mesmos três saltos, citando ainda três gritos ou três assovios. Processo semelhante aconteceria com os pedidos a São Vítor e São Dino.
Em Guararema/SP tem festa própria.
Resta ainda dizer que aqui em São João del-Rei algumas vezes é chamado de "São Minguinho".
* São João del-Rei e região, fato observado desde a década de 1970. Em verdade ocorre em outras partes do país.
** Texto: Ulisses Passarelli
Referência Bibliográfica
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d.]. 930p.
Referência na Web (acesso em 06/03/2015)
Longino. Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Longino
15 de março - São Longuinho.
Portal Paulinas: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=768
Porque se pede a São Longuinho prometendo três pulinhos?
Mundo Estranho: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-se-pede-a-sao-longuinho-promentendo-tres-pulinhos
Festa de São Longuinho começa hoje em Guararema.
Prefeitura de Guararema: http://www.guararema.sp.gov.br/237/secretarias/cultura/noticias/noticias/239/festa+de+sao+longuinho+comeca+hoje+em+guararema
Nenhum comentário:
Postar um comentário