Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 17 de março de 2015

O glorioso São Benedito

O patrono dos congadeiros

Benedito é um santo católico, muito querido e popular, festejado a 04 de abril, data de sua morte, no ano de 1589. Já recebeu as honrarias da canonização popular (sobretudo dos escravos) antes mesmo da oficial da Igreja, que se deu em 1807. As controvérsias sobre sua história narram uns, que era mouro, capturado como escravo no norte africano e trazido para a servidão no sul da Itália. Outros porém o consideram natural da Ilha da Sicília, cidade de Palermo, filho de pais escravos, naturais da Etiópia, na África. Nasceu em 31 de março de 1524, mas existem divergências que apontam para o ano 1526. 

Ingressou muito jovem na vida religiosa, em mosteiro franciscano, fazendo votos de castidade, pobreza e obediência. Extremamente humilde e bondoso, profetizava e era muito procurado como conselheiro. Levava alimento do convento aos pobres escondido dos superiores nas dobras de seu manto de capuchinho. Certa vez, saindo com os alimentos, foi abordado de surpresa pelo superior do convento que lhe indagando o que levava, respondeu serem flores, rosas. Abrindo o manto de fato apareceram flores, milagrosa transmutação que livrou o Irmão Benedito de castigos. 

Foi célebre cozinheiro do convento, mestre de noviços, superior e depois de novo cozinheiro, sendo considerado patrono da classe e protetor das cozinhas domésticas. É comum ver sua imagem nas cozinhas. Em São João del-Rei às vezes aparece com oferendas, tais como vasilhas postas na frente da imagem com um punhado de grãos de cereais ou um copo com um tanto de café. A crença diz que estes agrados garantem a fartura doméstica. O santo multiplica o alimento, tornando-o farto, bem cozido, bem temperado e saboroso. 

O nome Benedito evoca o sentido de bendito, abençoado. GAIO SOBRINHO esclarece:

"Seus pais eram escravos negros e haviam feito voto de não gerarem filho, enquanto não obtivessem de seu senhor a promessa de libertá-lo no dia do nascimento. Obtida essa, ao nascer-lhes o filho, exclamaram: 'Benedetto!', palavra que, em italiano, significa felizardo. E assim o menino se chamou Benedito. Benedito de São Filadelfo."

Seria a expressão que seus pais usaram para glorificar a Deus no ato do nascimento de seu filhinho, que ganhou a liberdade ao nascer. O nome Benedito nos terreiros de umbanda é conhecidíssimo não só pelo santo em si que é muito querido e venerado, mas também por nominar diversas entidades espirituais da linha africana; negros-velhos: Pai Benedito Sanfoneiro, Pai Benedito da Cruz Vermelha, ... do Engenho, de Angola, das Almas, da Calunga, do Cruzeiro, da Guiné. 

Congado 'São Benedito', de Resende Costa, chegando na Festa do Divino
no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, 11/06/2011. 

Entre os dançadores de jongo e caxambu no Sudeste do país é grande a devoção a este santo. As bandas de congos do Espírito Santo, bem como os ticumbis nutrem por ele uma devoção de dimensão agigantada. Em São Paulo e no sul mineiro goza também de grande prestígio, sobretudo entre as congadas (*). Aliás, por toda parte, pode-se generalizar, São Benedito é protetor dos congadeiros. É co-festejado com a Senhora do Rosário e é patrono de muitas guardas de congado. Daí ser comum sua figuração em bandeiras, estandartes, quadros de mastros, no nome dos grupos e nas cantigas: 

"Meu São Benedito,
já foi cozinheiro,
Meu São Benedito,
que abençoa seus tempero..."
(Agradecimento de almoço às cozinheiras da Festa do Rosário, 
Coronel Xavier Chaves e São João del-Rei)

Em São João del-Rei, Mestre Luís Santana, memorável capitão de congado, sempre erguia seu mastro nas Festas do Rosário, ladeando o de Nossa Senhora. Dentre seus cantos, não esquecia então do curto mas expressivo dístico:

"Benedito santo,
Benedito é nosso rei!"  BIS


Outro canto dessa guarda e aliás, difundido por muitas outras da região, reiteradamente cantado todos os anos nos festejos de congadeiros, diz de forma enfática: 

"Benedito santo,
filho de Nossa Senhora, 

ei, Capitão Benedito, 

essa é nossa hora!"

Tem a seguinte variante, no mesmo sentido:

"Benedito santo,
filho da Virgem Maria,

ei, Capitão Benedito,

hoje é nosso dia!"


A expressão "Capitão Benedito", Luís Santana explicava com muita naturalidade, dizendo que São Benedito é o mais verdadeiro de todos os capitães de congado, ou que é o capitão de todas as guardas. Capitão de carne e osso, dizia, era só por imitação do santo. 

Na zona rural de São João del-Rei existe uma capela a ele consagrada no povoado da Vendinha. Em Laje (Madre de Deus de Minas) também existe uma. Tem animada festividade na Igreja do Senhor do Bonfim, em São João del-Rei, não raro com a presença de congados na procissão. Merece destaque especial a festa centenária consagrada a este santo em Aparecida/SP, que reúne todos os anos uma imensa quantidade de congados do interior paulista e Minas Gerais (oeste, sul, centro, Vertentes, etc).


Moçambique 'São Benedito'.
Ribeirão Vermelho/MG, 30/06/2013. 

* Em Ouro Fino, por exemplo, em sua igreja, as animadas festividades contavam com apresentações de congada, caiapó e bumba-meu-boi (LEITE, Aureliano. Ouro Fino de minha meninice. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1964. v.11. p.47-51). Em Poços de Caldas a congada e o caiapó se encontram na festa desse santo num interessante entrecho dramático que representa a saída do mato, quando os congos vão retirar os caiapós escondidos na vegetação, para juntos festejarem São Benedito.
** Texto: Ulisses Passarelli
*** Fotos: Iago C.S. Passarelli

Referências na Web

Benedito, o Mouro. Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito,_o_Mouro (acesso em 16/03/2015, 18h e 10min)
Retirada dos caiapós acontece neste sábado. Prefeitura Municipal de Poços de Caldas: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?p=8490 (acesso em 17/03/2015, 06h e 55 min)

Referências Bibliográficas

GAIO SOBRINHO, Antônio. Santos Negros Estrangeiros. São João del-Rei: [s.n.], 1997. 153p. p.37-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário