Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Folia de Pastorinhos


Uma forma rara de reisado... 

Folia de Pastorinhos de Ribeirão de Santo Antônio (Resende Costa/MG), vendo-se ao centro o personagem "Fabrício", com seu cajado, ladeado pelos pastores e reis magos. Foto: Lenice Fátima Carvalho Santos, 23/05/1999. 

Forma rara e pouco conhecida de Folia de Reis, que vive paralelamente à típica, na microrregião Campos das Vertentes de Minas Gerais: São João del-Rei, Ribeirão de Santo Antônio (Resende Costa), Cajuru (Resende Costa). Fora desta área identifiquei um grupo em Congonhas, bastante autêntico e em plena atividade no ano de 2004. 

Esta folia tem Foliões (músicos-cantores), Três Reis Magos, Pastores (geralmente representados por meninos, donde provém o nome do folguedo religioso), Fabristo ou Fabrício (homem; chefe dos Pastores) e Anjo Gabriel. 

Em São João del-Rei houve um único grupo, extinto em 1993. Era do saudoso Mestre Dinho (José Orlando da Silva), situado no Arraial das Cabeças (Rua Antônio de Abreu), Bairro Bonfim. Incluía o Palhaço. Basicamente é uma Folia de Reis. Porém, na parte de adoração do presépio, tem uma representação dramática, com extensa versalhada laudatória, onde os personagens se apresentam recitando a partir do convite do Fabrício. Há declamações. Pastores portam cajados estilizados, com chapinhas idiofônicas presas no extremo superior, feitas de tampinhas de garrafas de refrigerantes amassadas. O Fabristo puxa o canto. O Anjo traz na mão uma estrela alegórica ou um caixotinho adornado, dentro do qual vem a imagem do Menino Jesus. Pode ou não ter bandeira. 

Em Congonhas e Ribeirão de Santo Antônio desenvolvem uma coreografia em círculo, com os reis e mais pastores girando ao redor do pastor chefe e no refrão, batendo os pés, se defrontam vis-a-vis no círculo, ora com um, ora com outro, até girarem de novo no canto solista. Visita casas. Tipicamente natalino e profundamente religioso. A convite se apresenta noutras festas: do Divino Espírito Santo (São João del-Rei, 1999), Festival de Congado (Conselheiro Lafaiete, 1992), I Encontro de Folias de Reis (Resende Costa, 2010), etc. O grupo do Ribeirão é bem típico e preservado. 

No encontro com uma folia típica, cabe a esta a obrigação de saudar em especial, segundo esta regra: um verso para o primeiro pastor, um para o primeiro rei; depois, um para o segundo pastor e um para o segundo rei e assim com o terceiro. Por fim, 18 versos reservados para a “vara” (cajado) do Fabrício. Se a folia tiver Palhaço ele deve se ajoelhar diante dos pastorinhos e tirar a máscara enquanto durar a cantoria. Se permanecer mascarado deve então se esconder dos pastores.

Folia de Pastorinhos, do Mestre Dinho (com sanfona vermelha), Bonfim, São João del-Rei. Destaque para os pastores (meninos), palhaço e reis magos. Foto: Dimas, data não identificada. 

Notas e Créditos 

* Texto: Ulisses Passarelli. 
** Para saber mais sobre as modalidades reiseiras ver: Tipologia dos Reisados Brasileiros

2 comentários:

  1. Meus tios, originários da região de Entre Rios de Minas, participavam de uma folia deste tipo, na década de 70 no bairro Industrial em Contagem MG, inclusive eu fui um dos passarinhos, não me lembro mais dos versos, você tem algum material a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio. Infelizmente não disponho de material específico pois não cheguei a gravar ou anotar as loas. É uma parte pendente da pesquisa...
      Agradeço muito sua visita. Tenha um feliz 2016!

      Excluir