Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Encontros Folieiros

(Atenciosamente oferecido a Alzira Agostini Haddad)

Houve uma vez um sonho... um sonho folieiro, que aconteceu por oito noites seguidas! E todas as noites foram 6 de janeiro, desde 2003 até 2010. Quem nos acalentou foi uma lutadora da cultura, "Alzirinha", como carinhosamente a chamamos. Agindo com uma cultural atitude, ela mostrou a transparência de São João del-Rei, inclusive através de um velho costume natalino, daqueles homens de fé, irmãos de bandeira, que todos os anos visitam os lares levando alegria, a boa nova, uma santa bênção. Por oito anos as folias de reis vinham ao palco, ou melhor, coreto, armado nos velhos largos coloniais, São Francisco e Rosário, deliciar um público fiel, considerável, saudoso. Cantoria de viola! Bandeiras de fitas esvoaçantes! Foliões tratados com respeito, grupos valorizados, ganhando visibilidade, coesão. 

De São João del-Rei, Barroso, Elvas, São Gonçalo do Amarante, César de Pina e até de Santana dos Montes os grupos vinham chegando. O largo ficava em festa e se a chuva não chegasse, o povo ficava até o final, obstinadamente esperando a última requinta: "ai, aaaiiiiiii...!"

Mas a dois anos os encontros de folias natalinas e das humildes pastorinhas não tem acontecido... A lacuna se abriu como ferida, a continuidade foi rompida. O clamor é grande: que voltem os seus encontros de folia, que esta estrela não perca o brilho. Que no largo ecoe a prece: 

Chegou a estrela d' alva
lá do lado do oriente
que abençoa esta devota
e abençoa toda gente.

 Bolo ofertado aos folieiros no encontro.

 O ilustre violeiro de São João del-Rei, Chico Lobo, com o mestre da folia de Santana dos Montes.

 Coreto armado no Rosário para apresentação das folias. 

 Apresentação da folia do distrito de São Gonçalo do Amarante, do folião "Vavá". 

O largo aguarda o início do encontro. 

Para saber mais a respeito veja em:
 http://saojoaodelreitransparente.com.br/projects/view/64

* Fotos e texto: Ulisses Passarelli. Imagens referentes ao encontro de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário