Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Primeira Festa de Santo Antônio em Matosinhos

Dentre as muitas devoções católicas que se festejam no bairro de Matosinhos, figura também a de Santo Antônio de Pádua. A presente postagem traz à lume uma interessante notícia veiculada pelo órgão de imprensa Acção Social, de São João del-Rei, que na sua edição nº 422, de 21 de junho de 1928, esclareceu que aquele foi o primeiro ano da primeira festa dedicada a esse santo popularíssimo no grande bairro. 

Foto1: notícia da Festa de Santo Antônio

Para maior facilidade aos leitores segue abaixo transcrição do texto jornalístico, respeitando a grafia de época, com a dificuldade de um fragmento já com definição sacrificada em alguns trechos. 

Mattozinhos
Celebraram-se aqui  no domingo passado, as solemnidades em honra a S. Antonio na egreja de Bom Jesus.
Foi pela primeira vez que o grande thaumaturgo recebeu aqui homenagens do povo (... ilegível).
Houve grande numero de comunhões nesse dia e de tarde percorreu a vasta praça deste pittoresco logar uma (...) procissão. Subiu á sagrada tribuna o Rev. Pe. fr. Cherobin cheffe (?) do Gymnasio Sto.Antonio, que em palavras bem escolhidas nos mostrou o grande santo como modelo de vida pura com Jesus Christo.
A banda de musica do 11 Regimento abrilhantou a procissão e o leilão, que foram muito concorridos.
A (ilegível) eclesiástica approvou a mesa recém-eleita para o anno vindouro.


Foto 2: Santo Antônio na liteira. 

O interessante texto revela a simplicidade da programação, com procissão, leilão e sermão, elementos enriquecidos com a música da respeitada banda militar, corporação das mais admiráveis desta terra, com vasto e ativo trabalho cultural. Porém, a popularidade do grande santo garantia a continuidade, visível na aprovação eclesiástica dos festeiros do ano seguinte. 

Sabemos que num passado bem mais remoto, um século antes, Santo Antônio dava ao jubileu pentecostal de Matosinhos um ar muito pitoresco com sua eleição para o cargo de Imperador Perpétuo da Festa do Divino. Como tal era o principal protagonista de uma popularíssima procissão que descia da Igreja de São Francisco de Assis rumo à de Matosinhos, quando a imagem do taumaturgo vinha em movimentos pendulares dentro da liteira, com grande acompanhamento de fiéis. 

Felizmente este item foi resgatado na reativação da Festa do Divino de 1998. Prossegue até os dias atuais a Procissão do Imperador Perpétuo, sendo o santo também festejado no seu salão comunitário na Vila Santo Antônio (parte do bairro) e na capela rural da qual é orago, no povoado do Carvoeiro, dentro da mesma paróquia e município.

Foto 3: Capela de Santo Antônio do Carvoeiro.


Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotografias: 
1- foto-montagem do autor, acervo digital da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida;
2- Iago C.S. Passarelli; efeitos, Ulisses Passarelli;
3- Ulisses Passarelli
*** Leia mais sobre Santo Antônio acessando este link: OUTRAS DEVOÇÕES E FESTAS (item 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário