Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 26 de junho de 2013

São Libório

Libório é um nome de origem latina, de caráter gentílico, significando "natural da região de Libora". Há dúvidas sobre a localização exata da primitiva Libora, possivelmente na Península Ibérica. Porém é apontado como santo francês, Bispo de Le Mans (Departamento de Sarthe).

O dia de sua festa era 23 de julho e mais tarde foi alterada para 9 de abril.

Conta-se como muito milagroso. Suas primeiras intercessões teriam acontecido logo após a sua morte, no ano 400, com o corpo ainda presente. Teria realizado profecias e tido grande desprendimento dos bens materiais. É invocado contra todos os males urinários, problemas de bexiga, cálculo renal, cólicas de rins. Em São João del-Rei além de Matosinhos, também possui uma imagem na Igreja do Rosário.

O Papa João Paulo II instituiu o título cardinalício "São Libório" em 21 de fevereiro de 2001.

A oração de São Libório diz: 

(Sinal da Cruz)
 "Bem aventurado S.Libório, rogo-vos a vossa intercessão junto ao Onipotente para que este vosso contrito devoto não seja atormentado dos males de bexiga, cálculos, areia, frouxidão ou retenção de urina. 
Senhor Deus, que Vos dignastes conceder ao Vosso bem aventurado S.Libório o poder de curar os males de bexiga, nós Vos rogamos que pelos méritos do Vosso Santo o Vosso servo (citar o nome) se veja livre dos tormentos que o afligem. 
São Libório curai... (benzer o local doente)
São Libório socorrei ... (benzer o local doente)
São Libório protegei... (benzer o local doente)

Rezar 3 Pai Nosso à Santíssima Trindade. Sinal da Cruz." 


São Libório, imagem do Santuário de Matosinhos. 2013. 
Obra atribuída a Joaquim Francisco de Assis Pereira. 


Referências Bibliográficas

GAIO SOBRINHO, Antônio. Santos Negros Estrangeiros. São João del-Rei, 1997. 153p.il. p.52.
Livro da Cruz de Caravaca da Capa Preta. 3.ed. Rio de Janeiro: Espiritualista, [s.d]. p. 131-132.  

Referências na Web

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuerva (acesso em 26/06/2013)
http://it.wikipedia.org/wiki/Liborio (acesso em 26/06/2013) 
(acesso em 16/12/2014, 18:06 h)

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S. Passarelli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário