Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 27 de maio de 2013

Uma contribuição para a história dos congados

Lista de congados desativados em São João del-Rei: zona urbana


01- Congo – Rua das Flores (atual Maestro Batista Lopes), Bairro Tijuco – Capitão João Lopes (primeira metade do século XX)

02- Congo - Rua São João, Bairro Tijuco – Capitão José Francisco (idem)

03- Congo - Águas Férreas, Bairro Tijuco – Capitão Geraldo Elói de Lacerda (segunda metade da década de 1980)

04- Moçambique bate-paus - Bairro São Dimas – Capitã Márcia Aparecida Lopes (ano 2000-2001) Grupo infantil, formado por meninas chamava-se “Frutos do Rosário”. 

05- Moçambique Bate-paus - Rua do Ouro, Bairro Alto Das Mercês – Capitão Tadeu Nascimento de Sousa. Teve duas fases. Surgido com o nome de “Mãe Joana D’Arc”, era composto por adultos (1997-1999). Depois de um ano desativado, foi recomposto pelo mesmo capitão com crianças, com o nome de “Anjos do Rosário”. Porém com apenas um ano o grupo infantil também se dissipou.

06- Mocambique / Catupé – Vila Nossa Senhora de Fátima (Matosinhos), Capitão “Geraldão”. Guarda mista, inicialmente com predomínio de Moçambique, quando de sua fundação pelo Capitão “Geraldão”, na década de 1950, e depois com maior tendência para o Catupé, pelo seu continuador, o Capitão “Zé Tita”, que morava na Horta Velha (Bom Pastor de Baixo, Matosinhos). Teve também ajuda do Capitão “Chico Zacarias”. Suas atividades vieram ao que parece até meados da década de 1980. 

07- Catupé - Alto das Mercês - Guarda "Nossa Senhora das Mercês" - Capitão Wilson Bernardino. Grupo de vida efêmera, que esteve ativo entre 2007 e 2008. 

08- Catupé - Bairro São Dimas - Guarda "Nossa Senhora do Rosário" - Capitão Raimundo Marino da Silva ("Raimundo Camilo"). Este congado surgiu na Rua Bárbara Eliodora, em 1962, sob a capitania de seu pai, o célebre Capitão de Congado José Camilo da Silva. Inicialmente contou com grande apoio do também Capitão Valdemar Fagundes, o mesmo que fora capitão no distrito de São Gonçalo do Amarante. Este grupo teve atividade ininterrupta até 1992, tendo formado importantes capitães para a cidade, com destaque para Raimundo Camilo, Luthero Castorino da Silva, Matosinhos José Eustáquio e Luís Carlos Rosa. Em 1994 faleceu José Camilo e o grupo só foi reativado em 1998, reunindo os antigos capitães, com primeira apresentação pública na Festa do Divino daquele ano e se manteve ativo por mais dez anos, quando encerrou as atividades. Raimundo faleceu em 2013. 


Lista de congados desativados em São João del-Rei: zona rural


01- Congo, Povoado da Canela, Capitão “Procópio da Maria Joana”. Grupo nos moldes do que ainda existe no Rio das Mortes, com o qual tinha franca colaboração e vice-versa, tanto que, desaparecido o da Canela, aquele continuou a fazer a festa do povoado, sempre em novembro. 

02- Catupé, Localidade de Mestre Ventura, Capitão “Saturnino”. A minúscula povoação só existia em função da estação férrea que ali havia, ao longo da “Linha do Sertão”, da Estrada de Ferro Oeste de Minas, km 127, inaugurada na década de 1930. Com a erradicação dos trilhos (década de 1980), o lugar tão isolado e sem outra perspectiva econômica, se esvaziou e hoje se resume a apenas duas fazendas. Tudo o que restou da estação são os vestígios da plataforma de pedra e a velha caixa d’água. Saturnino seria natural do então distrito de Conceição da Barra onde tinha sua guarda, mas mudou-se para Mestre Ventura onde montou esse pequeno Congado. Dizem que era rixento e que mesmo sem convite, querendo participar com seu Congado na Festa do Rosário da vila de São Gonçalo do Amarante numa época em que apenas o Congo local a fazia, para lá marchou com sua turma, mas logo à entrada teve de fazer meia volta pois seu grupo foi banido por um enxame de marimbondos, que ali os aguardava às custas de rezas fortes arranjadas pelo famoso capitão José Fagundes, do Congo da vila. Ao que parece, foi o fim deste Catupé. 

03- Moçambique bate-paus, Caquende. Esta informação devemos ao eminente pesquisador José Antônio de Ávila Sacramento. Em seus esforços em prol da memória, história e cultura distritais, informou, e o reproduzimos dado o valor do registro:

"Até os anos 1970 morava no povoado o Sr. Raimundo Marçal; ele e os seus filhos Ozair, Ozanan e Ozanir reuniam crianças para uma dança chamada "Moçambique". Vestiam-se de branco e o ritmo era marcado através dos sons de guizos presos aos seus tornozelos e das batidas de pedaços de pau." (*)

Congo das Águas Férreas durante a Procissão de Nossa
Senhora Aparecida no Bairro Guarda-mor, em 1983. 




Moçambique do Capitão Tadeu, recolhendo reinado na Festa do Rosário
do Bairro São Geraldo, no Salão do Araçá, em 1997. 

Catupé do Capitão Raimundo Camilo, recolhendo reinado na
Festa do Divino de 1998, Bairro Matosinhos, São João del-Rei. 

Notas e Créditos

* SACRAMENTO, José Antônio de Ávila. Caquende. Jornal de Minas, n.125, ano 10, 28/05 a 03/06/2010, p.2. São João del-Rei. 
** Texto: Ulisses Passarelli, 08/07/2008. 
*** Fotos: congo das Águas Férreas, autor não identificado; moçambique da Rua do Ouro e catupé de Raimundo Camilo, Ulisses Passarelli 
**** Ver também sobre este assunto: História dos Congados

Nenhum comentário:

Postar um comentário