Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 20 de maio de 2013

16ª Festa do Divino após o Resgate

Paralisada por 74 anos em suas festividades externas foi em 1998, que sob a liderança do artista sacro Osni Paiva, com inestimável apoio do então pároco José Raimundo da Costa, reuniu-se numa das dependências da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei / MG, uma modesta comissão que tinha uma tarefa gigante: a de recuperar uma festa esquecida no remoto 1924, em honra ao Divino.

Cumprida a proposição e consolidados os trabalhos, festejou-se neste fim de semana a culminância de tal jubileu, com intensa participação popular.

No sábado, 18 de maio, oito grupos de folia se congregaram no Largo de São Francisco, de onde partiram em marcha rumo a Matosinhos, revezando-se na cantoria, conduzindo o Imperador Perpétuo Santo Antônio, dentro de uma liteira carregada por militares, em procissão até o santuário, tendo como abre-alas cavaleiros com trajes próprios conduzindo estandarte, guiões e bandeiras. Sob a nova umbela, o Imperador Ivan Campos Nascimento desceu pelas ruas guardado por espadas. O vigário de Matosinhos, Padre Admilson Heitor de  Paiva, acompanhou todo o trajeto sobre uma charrete, como no ano passado o fizera o pároco, Padre José Bittar. Noutra charrete foi o sr. Mário Calçavara, Mordomo da Bandeira, conduzindo respeitosamente a sua bandeira. Na passagem pela dianteira da Igreja de São Gonçalo Garcia os sinos recepcionaram a procissão como de costume. No Salão Comunitário de Santa Clara ingressou no cortejo o Imperador Eleito para 2013, Edmilson Washington da Silva. A chegada a Matosinhos foi festiva, em clima eufórico como bem condiz com a comemoração pentecostal.


A missa transcorreu sob a execução musical de cada folia em seu ritmo próprio entoando um dos cânticos da celebração, ao fim da qual tiveram suas bandeiras abençoadas pelo celebrante. Cada uma se exibiu no coreto armado no adro, ante considerável público. Receberam do Imperador uma lembrança do evento: uma pombinha artesanal, em madeira, com raiada em redor. No salão da catequese fizeram seu lanche. Os grupos presentes foram os seguintes: da Restinga de Cima (Ritápolis/MG), sob a responsabilidade do folião José Mário, coadjuvado pelo Embaixador Vicente José de Sousa; os demais grupos sediam-se em São João del-Rei: três do Bairro Tijuco, a saber _ das Águas Férreas, da Rua São João e do Jardim São José; do Bom Pastor (Matosinhos), do Araçá ("Embaixada Santa"), do Guarda-mor (do folião João Matias) e por fim uma da Colônia do José Teodoro.


O domingo foi literalmente brilhante, colorido e musical. O dia todo dançantes de São João del-Rei, Tiradentes, Barroso, Ritápolis, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Itutinga, Carrancas, Santo Antônio do Amparo, Perdões, Santana do Garambéu, Macaia, Pedra Negra, São Gonçalo do Amarante e Conselheiro Lafaiete ritmaram a festa com suas evocações afro-brasileiras. Os congados de diferentes tipos e estilos estiveram atraentes como sempre e este ano é de se destacar os esforços da comissão de festeiros em oferecer-lhes aquele que foi o melhor almoço desde o resgate.


As celebrações de Pentecostes ressaltaram os valores da fé, a importância do Espírito Santo em nossa vida cotidiana e a importância da data como verdadeiro aniversário da igreja. O reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Frei Célio de Oliveira Goulart celebrou a missa solene, que contou com a presença de autoridades, dentre as quais, vereadores, prefeito e deputado federal. O sr. bispo ao fim da missa corou o novo imperador em tocante cerimônia cuja locução coube ao culto musicista desta terra, professor Abgar Tirado. 
Foi de se notar a intensa movimentação de fiéis para participarem da procissão do Divino, tomando maciçamente a avenida principal do grande bairro, seguida de bênção do Santíssimo Sacramento. 
Por fim, a descida dos mastros conclui a participação dos congadeiros e o Evangeliza Show de Frei Zeca, finalizou mais um jubileu.


* Texto: Ulisses Passarelli
* Fotos: Iago C.S. Passarelli, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário