Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia da Santa Cruz

1- Cruz de Fachada, afixada numa porta de residência em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno 
(São João del-Rei/MG), 28/04/2013. 

Hoje é o dia 03 de maio, tradicional comemoração da Exaltação da Santa Cruz. Ainda se vê nos distritos, nas habitações rurais e algumas suburbanas uma modesta cruz pendente na porta de entrada, no portal, fachada ou alpendre, feita de madeira, adornada com papel-crepom colado, picotado em arcos ou mais recentemente por trabalhos de fuxico. Reza a tradição que o papel é trocado nesse dia, todos os anos, para a bênção do lar, porque, em espírito, Nossa Senhora passa pelas ruas e observa quem teve a lembrança marcando aquela casa sob sua proteção. Caso contrário ela passa direto sem parar. 

2- Cruz de Fachada, afixada numa porta de residência 
em São João del-Rei/MG, 05/05/2013. 

O velho costume vem arrefecendo mais ainda pode ser notado em várias cidades dos Campos das Vertentes. 

Também nos cruzeiros nesse dia em especial e em todo o mês de maio por extensão, os enfeites de flores e papel colorido se realçam para homenagear a Santa Cruz, diante da qual se reúne a comunidade em prece e cantoria de benditos tradicionais, clamando a Divina Providência e agradecendo as infinitas graças de Jesus.

3- Cruzeiro Velho, Centro, São João del-Rei/MG, 21/04/2013. 


Notas e Créditos 

* Texto: Ulisses Passarellli
** Fotografias: 1 - Iago C.S. Passarelli; 2 e 3 - Ulisses Passarelli
*** Para saber mais sobre este assunto leia:


Um comentário:

  1. quem ensina como fazer a cruz decorada com papel? passo a passo?

    ResponderExcluir