Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 24 de maio de 2013

Marcas da Fé

A cultura popular de Minas Gerais via de regra passa pela religiosidade profunda da população, como se fosse sua guia. Os grupos folclóricos e os festejos são profundamente eivados de manifestações concretas de fé, algumas aparentemente pitorescas ao olhar superficial e apressado, mas todas com certeza são sinceras. Estas manifestações são bem típicas da alma mineira, impregnada de barroquismo. Nas festas do Rosário, nas do Divino, nas de São João e Santa Cruz vê-se com clareza essa piedade do homem simples, que a toma tão a sério porque o sintoniza com o Criador. Nas fotos abaixo alguns flagrantes de devotas atitudes durante a Festa do Divino de São João del-Rei, Bairro Matosinhos.

 Uma senhora toma a bênção da bandeira do Catupé "N.S.do Rosário", de Resende Costa/MG, do Capitão "Vino". Foto: Affonso Furtado, 2002. 

Folião Geraldo Elói entra de joelho no santuário, com sua bandeira. 
Foto: Jacó, 2011. Oferta: Antônio da Silva Serpa, Comissão do Divino.

Marca de baton num mastro da festa, prova visual de um beijo devoto. 
Foto: Iago C.S.Passarelli, 2013.


Um congadeiro de Barroso /MG toca um berrante diante do andor do Divino. 
Foto: Iago C.S. Passarelli, 2013. 
Expressões de fé como essas são em verdade a própria essência da religiosidade popular, que faz tão autênticas nossas manifestações folclóricas. Contextualizadas num ambiente acolhedor, as congadas e as folias são muito mais que meras apresentações culturais, tornando-se caminhos legítimos de integração do povo à evangelização. Por elas também o fiel se reafirma como povo de Deus. 

*** Assista ao novo vídeo CHEGADA DA PROCISSÃO DO DIVINO

Texto: Ulisses Passarelli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário