Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 21 de maio de 2013

10 Cenas de um Pentecostes

As imagens falam mais que mil palavras. O silêncio desta postagem se torna gritante nestas simples cenas. Contemple-as ... 

 A Deus Ceres observa silenciosa a passagem dos congadeiros

 Respeito do Capitão do Moçambique "São Bernardo", de Macaia

 Bandeira de Tiradentes / MG

 O alegre congado de Conceição da Barra de Minas em marcha

 Reinado 

 Tambor artesanal

 Acordeon

Tomando a bênção  



Vilão, Perdões/MG

* Fotos: Iago C.S Passarelli, 2013, Festa do Divino, São João del-Rei / MG. 


4 comentários:

  1. Olá meu povo e minha póva!
    Estamos de volta à terra da garoa. Foram dias mto produtivos, pois nos remeteram
    a uma ancestralidade que havíamos esquecido lá no fundo por conta dessa vida agitada da capital paulista. Entramos em contato com manifestações culturais que há mto estão subjugadas pelos nossos ritos cotidianos de produção, produção, produção.....
    A gente simples do nosso país, aquela que ainda guarda nas suas tradições seus ritmos interiores (de indivíduo mesmo), suas crenças, suas sabedorias. Com ela que estivemos. E foi mto gratificante resgatar o verdadeiro valor dessa vivência. O simples sendo percebido e valorizado, o grande trunfo, o jeito mineiro de ser!!!
    Encontrei esse caminho através de um blog, verdade! do Ulisses Passarelli, que agora faço questão de compartilhar com vcs, e redescobrirmos juntos as histórias do nosso povo.
    Bóra lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário me estimula a prosseguir o trabalho. Muito gratificante tornar este blog útil. Um agradecimento especial pela divulgação de nossos valores.

      Excluir
  2. mercia m. r. longhi28 de maio de 2013 às 11:43

    Olá Ulisses,
    foi esse o sentimento a que me remeteu os dias em MG, tomei a liberdade de compartilhar os endereços pelo facebook.
    Bons resgates prá nós.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são bem-vindos!!! Agradeço notadamente o auxílio na divulgação. A missão desta página é esta: revelar, difundir, valorizar. O cotidiano amargo nos afasta de nossas bases. Vivenciando esta cultura me sintonizo com o sagrado. Abç. Ulisses.

      Excluir