Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Congados festejam o rosário em Conceição da Barra de Minas

Ontem, domingo, Dia de Todos os Santos, em Conceição da Barra de Minas, os grupos regionais de congado estiveram de novo às ruas festejando o rosário de Nossa Senhora com a notória animação de sempre, movidos por grande devoção e respeito.

A comemoração habitualmente se realiza somente com a presença do terno de catupé local, a “Congada Nossa Senhora do Rosário”, grupo sob o comando do simpático Capitão “Vicente Cristino” (Vicente Cirilo Ribeiro), baluarte da cultura popular local, pessoa de elevado e positivo conceito. Certa feita, uma modesta tentativa de inserir outros grupos no evento foi feita, mas não teve prosseguimento. Já este ano, com o fundamental apoio do pároco, Padre Saulo José Alves bem como da comunidade, houve sucesso no intento: além do animado terno da cidade, também estiveram presentes os seguintes grupos visitantes: “Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário”, de Ritápolis (catupé), da Capitã Adelita; “Nossa Senhora do Rosário”, do Bairro Solar da Serra, São João del-Rei, do Capitão Jailson (moçambique); “Santa Efigênia”, de Santa Cruz de Minas, dos Capitães Tadeu e Danilo (moçambique); “Nossa Senhora do Rosário”,  de Dores de Campos (marujos).

O evento foi claramente prestigiado pela população concepcionense, que veio à praça, às ruas e janelas acompanhar a movimentação dos ternos, que encheram as vias com sua alegria costumeira. Diante da Igreja do Rosário, o mastro fincado acenava para o festejo, bastante enfeitado de cordões floridos, dando-lhe um ar deveras gracioso.
Uma nota extremamente significativa foi a realização de uma missa inculturada, que além do excelente coral do lugar, contou com os toques dos congadeiros, que em peso participaram da celebração, com igreja lotada de fiéis da cidade. Com alegria habitual, também houve a oferta de alimentos, legítimo e pedagógico reconhecimento de gratidão à terra que tudo nos provê pela graça inefável de Deus.


A título de observação é importante ressaltar como a tradição em Conceição da Barra de Minas vem sendo mantida em seus detalhes enriquecedores: quando em outubro de 2000 presenciamos este festejo, vimos o Rei e Rainha trazidos à igreja durante o recolhimento do reinado, limitados por um cercado de varas azuis, como se fosse um cordão de isolamento marcando seu espaço sagrado. Em cada quina, uma pessoa do lugar segurava a ponta de uma das varas fechando o quadrilátero. No mais, o casal vinha de cetro à mão, e sob umbela. Pois bem: novamente, em 2015, a cena foi a mesma, idêntica em sua ritualística, mostrando a força da tradição local, ora em crescimento com a vinda de guardas convidadas, recepcionadas com tamanha cordialidade e respeito pela comunidade, pelo Capitão Vicente e pelo Padre Saulo, que deixaram a certeza que no próximo ano se repetirá ainda com mais vigor.

Congadeiros e mastro, diante da Igreja do Rosário
em Conceição da Barra de Minas. 

O sacerdote recepciona e abençoa os congadeiros e o reinado à porta
da Igreja do Rosário em Conceição da Barra de Minas.


Notas e Créditos

* Texto e fotografias (01/11/2015): Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário