Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vila Santa Terezinha

A pesquisa histórica é profundamente dinâmica e conforme caminha vai preenchendo lacunas. A Vila Santa Terezinha, por exemplo, inclusa no Grande Matosinhos, é uma designação que se acreditava surgida junto com a igreja daquele lugar, por volta de 1945. Contudo, mostra o texto abaixo, transcrito do extinto jornal são-joanense Folha Nova, em sua edição nº7, de 17/04/1932, revela o real surgimento do bairro:

"O nosso amigo sr. Jesus Silva dividiu em lotes uma grande faixa de terreno em Chagas Dória, constituindo a Vila Santa Terezinha
A demarcação dos lotes foi confiada ao topógrafo-arquiteto Rossino Bacarini, que demarcou a Vila com três praças, oito ruas e quatro avenidas. 
A Vila Santa Terezinha tem água, luz, esgoto e ônibus. 
A planta do novo subúrbio será exposta dentro de dias, principiando então a venda de terrenos." 

Jesus Silva nomina uma rua estreita nos fundos do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, interligando as duas principais artérias de trânsito do bairro. Rossino Baccarini, migrante italiano, é um nome assaz conhecido na história da cidade, ligado à construção do coreto municipal e da capela da Santa Casa, duas belíssimas obras arquitetônicas de nosso patrimônio. Sua competência fica clara no plano deste loteamento, pela preocupação de multiplicidade de praças e vias. Também dá nome a uma rua, porém no Bairro Tijuco, beirando a margem esquerda do Córrego do Lenheiro.


Notas e Créditos

* Texto e fotomontagem: Ulisses Passarelli
** Para saber mais notícias sobre o crescimento urbano de Matosinhos acesse o link seguinte:  Arruamento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário