Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 14 de dezembro de 2013

Festa de Santa Luzia





Em São João del-Rei, na Igreja de São Gonçalo Garcia, acontece a Festa de Santa Luzia. Acompanhe nas fotografias abaixo, algumas imagens do Dia Maior.

Missa de Santa Luzia. 
                                   
Devotos tocam na imagem e passam os dedos sobre os olhos.

Saída da procissão. Da torre cai papel picotado e pétalas de flores. 

Banda Municipal Santa Cecília toca um dobrado na saída da procissão.

Devota com vela acesa acompanha a procissão.
           
Procissão em marcha pela Avenida Nossa Senhora do Pilar. 
Da torre sineira ecoa o som do bronze anunciando o festejo a toda a cidade. 
   
Diácono Permanente Ademir Noel, cuja presença agradou a todos pela eloquência, simpatia e dedicação.


* Fotos: Iago C.S. Passarelli, 13/12/2013
** Texto: Ulisses Passarelli, 14/12/2013
*** Para saber mais sobre as tradições populares acerca desta santa ver a obra: COSTA, Gutemberg. Santa Luzia  e os Olhos: da religiosidade ao folclore. Mossoró: Boágua, 1997. 124p. (por uma especial gentileza do autor, várias informações sobre a devoção a Santa Luzia da microrregião Campos das Vertentes foram incluídas).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário