Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 24 de outubro de 2015

A tradição mostra sua força: cem mil visitas !!!

Estamos chegando a mais uma cifra importante na estatística deste blog: cem mil visitas alcançadas! São mais de três anos no ar, denotando a consolidação de um trabalho e não apenas uma aventura digital. A proposição da isenção político-partidária e da ausência de finalidade lucrativa tem sido rigorosamente mantida.

Em comemoração, acabamos de importar todas as 146 postagens de nosso outro blog, Matosinhos: história & festas, focadas na história do grande Bairro de Matosinhos, em São João del-Rei e suas festividades, notadamente as do Jubileu do Divino. Qualquer dúvida sobre as fontes de informação das postagens referentes a Matosinhos, sugerimos recorrer ao post Referências Bibliográficas, que reúne a listagem de títulos pesquisados. Assim, congregamos aqui um maior volume de informações da Mesorregião Campos das Vertentes facilitando a pesquisa, a referência, o conhecimento, o registro. Com isto, totalizamos neste momento 642 postagens publicadas, dedicadas à história, memória, cultura popular, eventualmente perpassando temas como ferrovia e meio ambiente. 

Os Campos das Vertentes são campos do saber, os mais diversificados, celeiro de tradições muito significativas, donde verteram historicamente cultura para regiões circunvizinhas. Aqui, além da riqueza do patrimônio material, também o imaterial fervilha dando-lhe vida, dinâmica. Nas festas populares os elementos religiosos e profanos se mesclam e complementam em equilíbrio, o povo traz suas congadas, visita as casas com as folias, ergue mastros, conduz rainhas em cortejo. 

Nas praças e largos erguem cruzeiros e grutas, pontos sagrados de congregação comunitária. 

As benzeções ainda não foram abandonadas. Perseveram as simpatias, as receitas de garrafada, a riqueza da medicina popular. Nossa culinária é célebre e tanto mais, os queijos... Os causos de assombração, as lendas etiológicas, os mitos cativantes enlevaram diversas gerações. As técnicas de produção ainda resistem: como fazer um cartucho de amêndoas, um doce de figo, um sabão de bola? 

O palavreado típico do natural das Vertentes gerou um falar bem mineiro. Com provérbios e expressões o homem se expressa melhor. 

Suas mãos são hábeis para fazer artesanatos, rendas, pinturas, esculturas, cantarias, nos legaram obras extraordinárias. 

Seu peito exala fé, exporta devoção, transborda amor e respeito ao sagrado, que põe para fora sob a forma de ladainhas, benditos, ensalmos, toques de sinos, tapetes de ruas, promessas, rezas bravas, rituais. 

Ex-votos, calango, pastorinhas, encomendação das almas, procissões, cantares, brincadeiras de criança, tradições agro-pecuárias, toponímia, crenças, superstições, previsões folclóricas da meteorologia, trovas ... de tudo isto que tem nas Vertentes aqui tem um pouco, que com muita satisfação este blog põe no ar e compartilha, via de regra reconhecendo o importantíssimo papel dos mestres da cultura popular na manutenção de nossas tradições. 

Fica consignada nossa gratidão a todos os visitantes, assíduos ou eventuais, que são a razão de ser desta página eletrônica. 

1- Não basta beijar a bandeira do congado. O devoto toca a testa saudando e pedindo força.
Bairro São Dimas, São João del-Rei/MG. 2015. 

2- Artista confecciona um tapete de rua na Sexta-feira da Paixão.
São João del-Rei. 2015.

3- Folia do Divino visita uma casa. O proprietário recepciona a bandeira e o folião.
Folia da Colônia José Teodoro, São João del-Rei. 2015.

4-  Ex-votos. Santuário da Santíssima Trindade, Tiradentes/MG. 2015. 

5- Sapinhos no carnaval de São João del-Rei. 2015. 

6- Pimenta de pau ou pimenta de macaco: tempero da culinária mineira.
Brumado de Cima (São João del-Rei). 2015. 

7- Negra-mina ou folha santa: ingrediente para banho de descarrego na corrente
da linha africana. São João del-Rei. 2015.
8- Cruz de beira de estrada. Subida para a Porteira da Volta, nas imediações de
São Gonçalo do Amarante (São João del-Rei). Anos 1990. 

9- Gruta de São Pedro. Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno
(São João del-Rei). 2014. 
10- Imperadores carregam o andor do Espírito Santo.
Jubileu do Divino, Bairro Matosinhos, São João del-Rei. 2015. 
 Notas e Créditos

* Texto, acervo e fotos nº 2, 4, 5, 7, 8 e 9: Ulisses Passarelli
** Fotos 1, 3, 6 e 10: Iago C.S. Passarelli 


Um comentário:

  1. MUITO ME APRAZ ASSOCIAR-ME PELO EXPRESSIVO MARCO ALCANÇADO PELAS CEM MIL VISITAS. AFFONSO FURTADO

    ResponderExcluir