Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tiradentes/MG: duas lendas religiosas

Como surgiu a Igreja da Santíssima Trindade

No ano de 2004 em Tiradentes/MG, ouvi do conhecido oleiro Tião Paineira uma interessante narrativa sobre a origem do Santuário da Santíssima Trindade daquela cidade.

Teria sido construído por um padre peregrino, que andando mundo afora em busca de retiro espiritual, guiava uma procissão que trazia a grande imagem da Trindade Divina. Ao passar naquela colina, acima do Morro da Mandioca, os seus carregadores em penitência já não puderam mais com peso da imagem, nem mesmo descansando ou buscando reforços de outros braços para reerguer o andor, sendo isto interpretado como um sinal divino da escolha do lugar a se construir sua morada.

Porém, os dois irmãos do dito padre, igualmente sacerdotes, vinham juntos na mesma jornada, conduzindo outras imagens. Resolveram deixar o pessoal ali com a SS.Trindade e prosseguiram com seus respectivos acompanhantes.

Um deles, chamado Padre Gaspar, foi para as bandas do Elvas, onde, na paragem adequada fez erigir uma igreja em honra à Virgem do Pilar e por fim o terceiro irmão achou seu ponto certo na morraria de Prados, fazendo a Capela do Livramento. 

Dispostas num triângulo imaginário, cada igrejinha está num vértice. Com tempo aberto, de boa visibilidade, sem o embaçamento das brumas da manhã, estando-se numa delas se avista as outras duas e assim com qualquer uma delas.

Tal lenda busca de fato sacralizar ainda mais o ambiente já bastante religioso desse triângulo da fé e em verdade as três igrejas são ainda hoje importantes pontos de romaria e significativos exemplares da arte religiosa mineira.

Longe porém de ser o primeiro registro dessa lenda, é mister ressaltar que já era conhecida em 1968 uma versão da mesma, transcrita por Lacyr Schettino, sob o título de “As Três Igrejas num Triângulo”, e ainda, outra fonte também a registrou, sob o nome de “As Três Igrejas”, nas palavras competentes do folclorista Américo Pellegrini, no ano 2000. Com isto fica claro a popularidade do tema, cujo teor é o mesmo nas três versões, guardados naturalmente os detalhes estilísticos de cada uma delas.

Todavia, outra lenda que colhi naquela cidade também em 2004, nas imediações da Capela de Santo Antônio do Canjica, de uma senhora do povo, parece-me que zeladora da mesma, que já não posso identificar exatamente quem é, contraria a primeira aqui narrada, senão vejamos...

A imagem da SS.Trindade apareceu misteriosamente no mato, em pleno cerrado, no Morro da Mandioca, sendo achada por uma criança, que correu para avisar sua mãe. Voltou ao local acompanhada pela progenitora, mas não encontrou a imagem desta vez.

No outro dia a menina impressionada voltou àquele mato e reencontrou a imagem nas imediações. A mãe foi levada lá, mas, de novo, não viu a imagem.

Assim se repetiu algumas vezes, sempre um pouco aquém da aparição anterior, até que certa ocasião mãe e filha surpreenderam a imagem juntas, no ponto onde hoje está sua igreja. E ela não sumiu mais.A imagem escolheu o seu próprio lugar definitivo. Os homens foram chamados e naquele ponto construíram seu templo.

Lá, em jubileu, acorrem os fiéis pressurosos a agradecer e clamar auxílio, o ano todo, a mais de dois séculos, mas sobretudo no domingo próprio, o primeiro após cada Pentecostes.

Referências bibliográficas

- PELLEGRINI FILHO, Américo. Turismo Cultural em Tiradentes: estudo de metodologia aplicada. São Paulo: Manole, 2000. p.92.
- SCHETTINO, Lacyr. Lendas da Cidade de Tiradentes. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.13, 1968. p.150-151.

Velário da Santíssima (SS.) Trindade, Tiradentes/MG,
no dia maior de seu jubileu em 2009. 

Notas e Créditos

* Texto e foto: Ulisses Passarelli
** Já se encontrava pronta esta postagem quando encontrei alguns dados sobre a ereção do templo em questão que julguei úteis como informação geral: 

o português Antônio Fraga fez-se ermitão e começou a esmolar na segunda metade do século XVIII para construir a Igreja da Santíssima Trindade em São José del-Rei (atual Tiradentes). A construção foi aprovada por provisão de 02/01/1776. Em 1781 a capela estava quase concluída, era minúscula, só cabendo dentro seis bancos. Acredita-se assim que a imagem não seria a enorme atual. O construtor morou num casebre ao lado da capela até 1794, quando faleceu. Em 1798 solicitou-se ao Conselho Real novo ermitão para a dita capela. Requerimento provisionado em 15/03/1799. Em 1810 o Tenente João Antônio inicia como administrador a construção da nova igreja, sob planta de Manoel Vítor de Jesus. Pedreiros: Cláudio Pereira Vianna, João Damasceno, Antônio Pereira da Silva, Manoel Alves de Sousa, Manoel Gomes Teixeira; ferreiro: José Antônio dos Santos. Além de escravos e aprendizes. 

Fonte: Sentinela das Vertentes. Tribuna Ilustrada, n.7, jun.1990. (Suplemento). 
Expansão de postagem em 01/05/2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário