São João del-Rei ao longo de muitas décadas se celebrizou pela excelente qualidade de seu carnaval, o número de agremiações, pelos sambas e sambistas, pelos foliões e carnavalescos, tudo isto inserido em um cenário de beleza da cidade histórica e no seio acolhedor de seu povo. É bem verdade que teve altos e baixos. No entanto segue firme, atraindo milhares de visitantes.
Pois bem, neste ano, cerca de 65 agremiações acorreram às ruas são-joanenses, vias urbanas e rurais. Dentre elas, antigas ou recentes, pequenas ou gigantes, ora este blog se debruça sobre o Bloco do Lesma Lerda, esse quarentão, que escoa lentamente com milhares de foliões pela Avenida Oito de Dezembro abaixo.
Quando surgiu, aparentava ser apenas mais um bloco, mas o tempo mostrou que seria o bloco. Ainda na recordação vem à cena uma alegoria saudosa de uma grande lesma de pano, movida por foliões abnegados metidos debaixo de sua armação arqueada. A lesmona colorida e de carinha alegre e antenas salientes, serpenteava entre os participantes, qual um símbolo, assim como o boi o é para o bumba-meu-boi. Tal figura desapareceu no tempo. Mas aquela característica satírica inicial, a verve política com a situação focal da vez, o alerta de atenção sobre alguma situação imperativa no momento nacional... isto, o Lesma nunca perdeu! E com muito bom humor.
Ainda agora o vemos, esse bloco "coroa", coroado, experiente, elegante, lotado (e muito lotado!) de jovens, afoitos para expor suas fantasias. O Lesma Lerda é de longe o bloco são-joanense que mais reúne fantasiados de toda estirpe. Se fosse só para apreciar essas fantasias já valeria a pena ir no desfile do Lesma Lerda. Para admirar a alegria e responsabilidade de Tutti Fonseca e parceiros de luta na organização, tanto mais vale a pena.
No Lesma, a juventude se transfigura em personagens heroicos tão em voga, ou em anti-heróis que são os verdadeiros heróis, como as figuras da Turma do Chaves; políticos em tela na mídia; o mosquito da dengue; o Presidente de cada período; personagens das novelas e filmes; das estórias em quadrinhos e fabulário em geral, dos contos de fadas (quantas Brancas de Neve este ano!), fantasia de água, árabes, marujos, cowboys, etc. Um dos mais velhos blocos atrai a moçada da cidade e turistas, para se expressarem como quiserem, livremente... sadiamente! No Lesma interagem veteranos e calouros, diversas gerações, que se complementam na arte de bem viver o carnaval. Eis o Lesma, sempre tão aguardado e querido. Um verdadeiro gigante do carnaval de São João del-Rei.
|
Aspecto geral do Bloco Lesma Lerda, com apresentação de capoeiristas no momento que dançavam o maculelê. |
* Fotografia (27/02/2019) e texto (05/03/2019): Ulisses Passarelli.
** Revisão: 12/02/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário