Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 5 de março de 2019

Lesma Lerda: o bloco gigante, que não é lerdo!

São João del-Rei ao longo de muitas décadas se celebrizou pela excelente qualidade de seu carnaval, o número de agremiações, pelos sambas e sambistas, pelos foliões e carnavalescos, tudo isto inserido em um cenário de beleza da cidade histórica e no seio acolhedor de seu povo. É bem verdade que teve altos e baixos. No entanto segue firme, atraindo milhares de visitantes. 

Pois bem, neste ano, cerca de 65 agremiações acorreram às ruas são-joanenses, vias urbanas e rurais. Dentre elas, antigas ou recentes, pequenas ou gigantes, ora este blog se debruça sobre o Bloco do Lesma Lerda, esse quarentão, que escoa lentamente com milhares de foliões pela Avenida Oito de Dezembro abaixo. 

Quando surgiu, aparentava ser apenas mais um bloco, mas o tempo mostrou que seria o bloco. Ainda na recordação vem à cena uma alegoria saudosa de uma grande lesma de pano, movida por foliões abnegados metidos debaixo de sua armação arqueada. A lesmona colorida e de carinha alegre e antenas salientes, serpenteava entre os participantes, qual um símbolo, assim como o boi o é para o bumba-meu-boi. Tal figura desapareceu no tempo. Mas aquela característica satírica inicial, a verve política com a situação focal da vez, o alerta de atenção sobre alguma situação imperativa no momento nacional... isto, o Lesma nunca perdeu! E com muito bom humor. 

Ainda agora o vemos, esse bloco "coroa", coroado, experiente, elegante, lotado (e muito lotado!) de jovens, afoitos para expor suas fantasias. O Lesma Lerda é de longe o bloco são-joanense que mais reúne fantasiados de toda estirpe. Se fosse só para apreciar essas fantasias já valeria a pena ir no desfile do Lesma Lerda. Para admirar a alegria e responsabilidade de Tutti Fonseca e parceiros de luta na organização, tanto mais vale a pena. 

No Lesma, a juventude se transfigura em personagens heroicos tão em voga, ou em anti-heróis que são os verdadeiros heróis, como as figuras da Turma do Chaves; políticos em tela na mídia; o mosquito da dengue; o Presidente de cada período; personagens das novelas e filmes; das estórias em quadrinhos e fabulário em geral, dos contos de fadas (quantas Brancas de Neve este ano!), fantasia de água, árabes, marujos, cowboys, etc. Um dos mais velhos blocos atrai a moçada da cidade e turistas, para se expressarem como quiserem, livremente... sadiamente! No Lesma interagem veteranos e calouros, diversas gerações, que se complementam na arte de bem viver o carnaval. Eis o Lesma, sempre tão aguardado e querido. Um verdadeiro gigante do carnaval de São João del-Rei. 

Aspecto geral do Bloco Lesma Lerda, com apresentação de capoeiristas no momento que dançavam o maculelê. 


* Fotografia (27/02/2019) e texto (05/03/2019): Ulisses Passarelli.
** Revisão: 12/02/2024. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário