Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




domingo, 1 de janeiro de 2017

A volta da Folia "Embaixada Santa"

Tivemos no final de 2016 a grata notícia de duas folias de Reis regionais voltando à atividade: a de César de Pina (município de Tiradentes) _ pelos esforços do Folião Pedro Paulo _  e a "Embaixada Santa", de São João del-Rei. Neste post trataremos desta última.

A folia em questão foi fundada em 1981. Sua história já a registramos em um pequeno texto escrito quando completou suas três décadas de existência (vide link ao final desta postagem), posteriormente incorporado a este blog. Recomendamos sua leitura para se inteirar de maiores detalhes. Por oras é mister relembrar alguns nomes das suas lideranças ao longo dos anos, à guisa de retrospectiva sumária: 

- Antônio Carvalho da Silva: fundador da folia e seu primeiro mestre. Comandou-a como folião e embaixador desde 1981 até seu falecimento. Era carinhosamente conhecido por "Totonho Benzedor";

- Sebastião Teodoro da Silva, que entre os folieiros era conhecido por "Tião Domingos". Saía com a folia a partir da Vila João Lombardi, no Bairro das Fábricas. Assumiu a folia após o falecimento do fundador, a partir de 1998 e esteve à sua frente até 2006, no qual, após a jornada de São Sebastião passou seu comando, motivado por razões de saúde; 

- Ulisses Passarelli, que ingressou na companhia no ano 2000 como seu marungo (bastião, palhaço), assumiu como folião responsável a partir da jornada do Divino Espírito Santo de 2006 e foi conservado na direção até a jornada de Santos Reis de 2009, quando, por motivo de trabalho, passou o cargo de folião;

- Luís Carlos Rosa, muito conhecido na cidade por "Luisinho Sanfoneiro", exímio tocador de acordeon, participante na companhia desde a época de seu fundador e responsável pela cantoria desde o falecimento de Totonho Benzedor, a assumiu na sequência e a manteve desde então, como folião e embaixador. 

Ocorre, que vicissitudes do caminho, alheias à vontade dos integrantes, acabaram por paralisar as atividades da folia no princípio de 2014 e ela ficou cerca de três anos sem sair às ruas para cumprir sua jornada de visita às casas, participar de encontros, festas e apresentações culturais. A lacuna aberta foi imensurável... tanto mais num ambiente que o número de grupos de folias (companhias) está sensivelmente mais reduzido se comparado com a época de fundação desta ou mesmo décadas anteriores. Foi a saudade dos próprios folieiros em cumprir a missão, movidos pela fé, bem como o pedido de moradores que não mais recebiam a visita da bandeira que trouxe o estímulo para a tentativa de reativação. 

Embora pensada desde que a folia parou, em si não logrou êxito. A hora certa só chegaria a 22 de dezembro de 2016, a partir de uma reunião de antigos componentes e novos colaboradores, concretizada na casa deste autor e que se concluiu com pleno sucesso o ideal de reativar a folia, no mesmo padrão anterior, tanto que se seguiu um ensaio e já foi agendado o início da jornada reiseira. 

Assim foi reativada a folia "Embaixada Santa", novamente sob a direção de Ulisses Passarelli por comum acordo dos integrantes, cultivando suas toadas tradicionais e sob a guia das mesmas bandeiras: a de Santos Reis, a de São Sebastião e a do Divino Espírito Santo. Com as esperanças renovadas, a força e a experiência dos antigos folieiros e o estímulo dos novos, segue firme a Embaixada Santa visitando os lares e ora rememorando a todos em seus versos e melodias a saga nobilíssima dos Santos Reis do Oriente. 


1- Visita a uma residência em janeiro de 1993.
Ao centro da foto, com camisa escura, "Totonho Benzedor".  
2- Grupo posando para fotografia após apresentação na Rádio São João
em janeiro de 1995. A esquerda, com o cavaquinho, o Mestre Fundador. 

3- Detalhe da foto anterior:
Antônio Carvalho da Silva.
4- Visita a uma residência em janeiro de 1996.
A direita da foto, com camisa branca, "Totonho Benzedor". 


5- Sebastião Teodoro da Silva: folião sucessor do fundador e
responsável pela folia entre 1998 e 2006, recebendo a estrela de condecoração

concedida pela Casa Santos Reis. A direita o folclorista Affonso Furtado, 
por cuja sensibilidade transcorreu a condecoração e foi cedida esta fotografia.
Data da fotografia:18/05/2002. 

6- Ulisses Passarelli: folião responsável pela "Embaixada Santa" entre 2006 e 2009.
Data da fotografia: 27/05/2012.  
7- Luís Carlos Rosa: folião e embaixador, com o acordeon, responsável pela
folia "Embaixada Santa" entre 2009 e 2016. Data da fotografia: 20/01/2013. 
8- Apresentação no Dia de Reis diante da Igreja de
Nossa Senhora do Rosário em São João del-Rei.  06/01/2011. 
9- Visitando uma residência com a bandeira do Divino em maio de 2004. 

10- Folia de Reis "Embaixada Santa" em visita a uma residência
quando de sua reativação, 26/12/2016. Fotografia: gentileza de Daniel William 

Dias Nascimento. 

Notas e Créditos

* Texto e fotografias 1, 2, 3 e 9: Ulisses Passarelli
** Fotografias: 4- Lenice Fátima Carvalho Santos; 6 e 7- Iago C.S. Passarelli; 8- Maria Aparecida de Salles.
*** Leia também: TRINTA ANOS DE UMA FOLIA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário