Bem vindo!

Bem vindo!Esta página foi criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas, tampouco acadêmicas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




terça-feira, 24 de junho de 2025

Festa Julina no povoado do Mumberra

O Mumberra é uma comunidade rural situada no município de São João del-Rei, no entorno imediato do Complexo Serra do Lenheiro e contida em sua área de proteção [1]. A distância do centro da cidade, medida a partir do Obelisco é de aproximadamente 11.320 m, a maior parte por via não pavimentada, que segue em direção oeste, através do Bairro Tijuco. Sua economia é baseada na agropecuária de subsistência. Situa-se no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno a cuja sede se interliga através do leito da Ferrovia do Aço, que passa à margem da comunidade. Há uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, benta em 2012 e um salão inaugurado em 2011 (onde aconteceu a dança da quadrilha e show), sob gestão da Associação Comunitária dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar do Mumberra.

No Mumberra acontece uma animada festa julina, fortemente marcada pelas características culturais rurais do lugar. No ano de 2024 ela aconteceu a 13 de julho, especificamente com renda em prol do término da Capela de Nossa Senhora da Conceição, do vizinho povoado do Brumado de Cima. Esteve muito movimentada, mostrando-se com características típicas, dentro dos padrões tradicionais. Teve concorrido jogo de víspora, quadrilha animada ao som de sanfona, pandeiro e percussão, fogueira, comes e bebes característicos, tais como os típicos quentão e canjica.

O senso de pertencimento às tradições rurais estava nítido na festividade, pois além da presença dos moradores locais, percebemos a presença de pessoas dos povoados vizinhos, confraternizando com descontração e harmonia. Tais fatores fortalecem a identidade cultural do povoado e estimulam a formatação de produtos turísticos ligados ao segmento rural.

1- Observando a festa. 

2- Capela de Nossa Senhora Aparecida. 

3- Lenha empilhada para a fogueira. 

4- O jogo da víspora atrai muitos participantes. 

5- Prendas a serem arrematadas na víspora. 

6- Crianças se divertem à vontade, denotando o ambiente familiar e respeitoso.  

7- Sanfoneiro comanda a música da quadrilha junina. 

8- Quadrilha junina no interior do salão. 

9- Mídia de divulgação digital do evento. 

10- Mídia de divulgação digital do evento. 


Créditos

- Texto e vídeo: Ulisses Passarelli.
- Fotografias: Betânia Nascimento Resende (1) e Ulisses Passarelli (2 a 8)

Notas

[1] Proteção municipal: perímetro oficializado pelo Decreto nº10.169, 08/11/2022; tombamento homologado pelo Decreto nº 10.649, 19/09/2023. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário