Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sábado, 30 de setembro de 2017

Festa do Rosário em São Gonçalo do Amarante: visita da bandeira e levantamento do mastro


Nesta postagem são mostrados dois momentos, que antecedem em uma quinzena, ao dia maior dos festejos em honra a Nossa Senhora do Rosário, no distrito de São Gonçalo do Amarante, antigo Caburu e primitivo São Gonçalo do Brumado, no município de São João del-Rei/MG, Brasil, pelos congadeiros da comunidade. 

A Festa do Reinado é uma das tradições mais preservadas do lugar, ocasião que a centenária guarda de congo sai às ruas para suas tradicionais comemorações. O dia principal dos festejos sempre reúne a população local além de muitos visitantes, da sede do município, zona rural em derredor e mesmo turistas. Se destaca também pela presença de congados de outras localidades que vem participar à convite. 

Contudo, os eventos focados nesta postagem (visita da bandeira e levantamento do mastro) tem um alcance restrito à própria comunidade. Sua visibilidade é limitada, mas enquanto elementos culturais e devocionais tem grande expressão e importância e são tão merecedores de atenção e preservação quanto qualquer outro momento do dia maior. 

Desprovidos do apelo visual colorido dos uniformes dos congadeiros no domingo principal, a visita da bandeira e o levantamento do mastro, se prendem à autenticidade da fé dos dançantes do rosário _ soldados de Maria _ e dos demais devotos. A verdade da tradição se impõe à falta de um público externo, mostrando que aquilo que o congadeiro faz não é uma exibição para uma plateia, mas sim uma expressão de seus sentimentos e devoção legítima, pautada em forte tradição e identidade às características da comunidade. 

No primeiro vídeo, observa-se momentos da visita da bandeira de Nossa Senhora do Rosário à residência de congadeiros, ativos e inativos, levando a bênção para os lares em companhia dos caixeiros que batem um toque específico. Na oportunidade, recolhem ofertas para ajudar no custeio do evento. Esta visita protocolar acontece pela manhã. No mesmo dia, à tarde, o grupo sai à rua para levantar o mastro. 

O segundo vídeo mostra outro momento da abertura dos festejos em honra a Nossa Senhora do Rosário, no qual os congadeiros do distrito fazem o levantamento do mastro, a partir do interior da igreja, o que denota a fortíssima relação com o sagrado. Para os congadeiros o laço de união entre a fé e cultura é natural, essencial e indissolúvel. Na ocasião do levantamento do mastro é costume os congadeiros não estarem uniformizados, ao contrário do dia festivo principal, que se apresentam com a vestimenta típica. 

A festa se aproxima, ou melhor, já chegou porque estes eventos fazem parte dela. Outros desdobramentos haverão no decurso da semana e no dia 08 de outubro acontecerá o dia maior da Festa do Reinado da gloriosa Nossa Senhora do Rosário. 


Vídeo 1: visita da bandeira

Vídeo 2: levantamento de mastro

Cartaz 42 x 30 cm, papel couché
Festa do Rosário, 2017, São Gonçalo do Amarante


Notas e Créditos

- Capitão de Congo: Lourival Amâncio de Paula
- vídeo 1: Dorival Caim de Paula
- vídeo 2: Denilson Nonato Frade
- acervo, oferta e licença de postagem: Dorival Caim de Paula
- edição, texto e foto: Ulisses Passarelli - data: 24/09/2017
Agradecimentos
a Dorival Caim de Paula, festeiro e congadeiro do Rosário, pela gentileza da oferta do vídeo e permissão para esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário