Libório é um nome de origem latina, de caráter gentílico, significando 'natural da região de Libora'. Há dúvidas sobre a localização exata da primitiva Libora, possivelmente na Península Ibérica. Porém é apontado como santo francês, Bispo de Le Mans (Departamento de Sarthe). O dia de sua festa era 23 de julho e mais tarde foi alterada para 9 de abril. O Papa João Paulo II instituiu o título cardinalício "São Libório", em 21 de fevereiro de 2001. (Fontes da web, mencionadas nas referências).
Conta-se como muito milagroso. Suas primeiras intercessões teriam acontecido logo após a sua morte, no ano 400, com o corpo ainda presente. Teria realizado profecias e tido grande desprendimento dos bens materiais. É invocado contra todos os males urinários, problemas de bexiga, cálculo renal, cólicas de rins (SOBRINHO, 1997, p.52).
Em São João del-Rei/MG, é representado por uma imagem de roca do século XIX, de braços articulados, busto como peça independe, encaixada à base por armação de réguas; pés esculpidos em forma de dois sapatos avulsos, sobrepostos à base. A solução da composição, típica da estrutura dita 'de roca' mostra-se de grande praticidade e leveza, sendo imperceptível sobre a vestimenta de tecido que reveste a imagem. É de autoria do artista sacro são-joanense, Joaquim Francisco de Assis Pereira. É mantida em veneração no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Apresenta-se vestida com trajes episcopais. Esta imagem foi patrimonializada pelo município por mecanismo de Inventário de Patrimônio Cultural (SÃO JOÃO DEL-REI, 2020). Além de Matosinhos, também possui uma imagem na Igreja do Rosário, no Centro da cidade.
A oração de São Libório diz:
"(Sinal da Cruz) Bem aventurado São Libório, rogo-vos a vossa intercessão junto ao Onipotente para que este vosso contrito devoto não seja atormentado dos males de bexiga, cálculos, areia, frouxidão ou retenção de urina. Senhor Deus, que Vos dignastes conceder ao Vosso bem aventurado São Libório o poder de curar os males de bexiga, nós Vos rogamos que pelos méritos do Vosso Santo o Vosso servo (citar o nome) se veja livre dos tormentos que o afligem. São Libório curai... (benzer o local doente) São Libório socorrei ... (benzer o local doente) São Libório protegei... (benzer o local doente) (Rezar 3 Pai Nosso à Santíssima Trindade. Sinal da Cruz." ) (LIVRO DA CRUZ DE CARAVACA DA CAPA PRETA, s/d)
O folclorista Gutenberg Costa recolheu uma oração dedicada a este santo para intercessão nas causas de saúde renal, corrente no Rio Grande do Norte: "Senhor, pelo especial privilégio outorgado ao beato Libório contra os males dos cálculos, das pedras e da urina, fazei que (nome do doente) se veja livre do mal de (dizer o nome da moléstia) de que padece. Glorioso São Libório, rogai por nós, amém!" (Rezar três Pai Nossos em honra da Santíssima Trindade). (COSTA, 2025, p.62).
São Libório, imagem do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos,
São João del-Rei/MG.
Referências Bibliográficas
COSTA, Gutenberg. Rezadeiras do Rio Grande do Norte. Natal: Ed. IHGRN, 2025. 210p.il.
Livro da Cruz de Caravaca da Capa Preta. 3.ed. Rio de Janeiro: Espiritualista, [s.d]. p. 131-132.
SÃO JOÃO DEL-REI. Imagens Antigas de Matosinhos: Inventário de Patrimônio Cultural. São João del-Rei: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo / Prefeitura Municipal, 2020. 54p.il.
SOBRINHO, Antônio. Santos Negros Estrangeiros. São João del-Rei, 1997. 153p.il.
(acesso em 16/12/2014)
Créditos
- Texto: Ulisses Passarelli.
- Fotografias: Iago C.S. Passarelli, 2013. Notas
- Revisão: 07/04/2025.
- Acréscimos: 01/10/2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário