Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quarta-feira, 15 de maio de 2013

Terra de Nhá Chica


 Bandeira da Folia de São Sebastião do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (São João del-Rei/MG), datada de 1947. Pertence ao folião "João Matias", que gentilmente me concedeu permissão para reproduzir esta foto. Bem preservada apesar dos longos anos, graças ao carinho com que é guardada, denota uma bela expressão artística que mostra o santo mártir com expressão fisionômica serena, não obstante a saraivada de setas. A mensagem ampliada se configura no campo da folk-comunicação, insinuando a missão itinerante da folia, que não se demora em nenhum lar pois tem muitos a visitar. O responsável por esse grupo era o saudoso "João Meia-sola", com quem sr. João Matias saía junto. A folia se extinguiu mas seu símbolo maior ficou preservado devotamente. 

***

O Rio das Mortes Pequeno entrecorta a vila em questão, terra da beata Nhá Chica. Em abril próximo passado, uma grande festividade foi consagrada à insigne filha daquela terra, celebrada em missas, como a campal abaixo visualizada ... 


Foi feito um varal de recortes de notícias sobre a beata ...


Outro de desenhos temáticos de crianças da rede escolar do distrito ...


A festa congregou várias atrações como tocatas da Banda Lira do Oriente, caminhadas religiosas, cavalgada, encontro de corais e até o congado saiu à rua ...


Barracas de artesanato mostraram a força criativa do lugar... 


O Rio das Mortes é uma terra de artistas, do fabrico do famoso sabão de bola e do bolinho de feijão-miúdo, delícias do lugar. Vila de artistas sacros que pintam e esculpem imagens religiosas. O lugar de Santo Antônio é um território de devoções, da natividade de Nhá Chica, que célere caminha para a canonização.  
* Fotos: Ulisses Passarelli, 2013 (bandeira, inclusive montagem) e Iago C.S. Passarelli, 2013 (demais fotos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário