Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pontilhão do Elvas

A Maria Fumaça completa a beleza da paisagem! Sobre a divisa natural entre São João del-Rei e Tiradentes, Minas Gerais, o Rio Elvas, afluente da margem esquerda do Rio das Mortes, poucos metros acima de sua confluência, é cortado pelo antigo pontilhão da Estrada de Ferro Oeste de Minas. 



Em data recente a administração ferroviária fez reforços na estrutura da obra, prevenindo problemas advindos da força erosiva das enchentes. Não é de admirar, pois as margens do pequeno rio estão profundamente marcadas pelo corte da mata ciliar, provocando quedas dos barrancos e assoreamento. 


Na estrutura do pontilhão a placa indica a origem, fabricada no Reino Unido, Escócia. A data gera a indagação de como seria a estrutura anteriormente, já que a ferrovia foi inaugurada em 1881. Seria de madeira ou de ferro?

O Rio Elvas necessita urgentemente de um programa de regeneração das margens. As ações além de preservar o patrimônio histórico ferroviário, teriam em seu bojo todas as implicações ecológicas e de prevenção de enchentes, e no mais, favoreceriam as atividades turísticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário