Bem vindo!

Bem vindo!Esta página está sendo criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

As folias estão em jornada

Nesse tempo das oitavas do Natal, as folias de Reis estão em giro de visitação às residências, buscando presépios para diante deles cantar louvores, anunciar a profecia messiânica, a anunciação do Anjo Gabriel, o nascimento do Menino Jesus,  reviver em versos a humilde visita dos pastores de Belém e a epopéia dos Magos do Oriente.

Embora as folias sejam em verdade conhecidas em várias partes do Brasil, é dever destacar os grupos regionais porque aqui, em virtude de singularidades do processo histórico de formação de nossa gente, foi amalgamada uma cultura de notável riqueza e no caso em questão, os grupos de folia tem um profundo enraizamento.

Infelizmente as mudanças de costumes sociais tem sacrificado bastante esses grupos da cultura popular, já bem reduzidos, mas ainda perseveram alguns baluartes, mestres que se esforçam em manter a velha tradição reiseira, em São João del-Rei e vizinhanças: Tiradentes, Barroso, Prados, Nazareno, Conceição da Barra de Minas, Ritápolis, Bom Sucesso, São Tiago, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves e outros municípios em derredor e nos limites da mesorregião. Passaram por modificações rituais, mais simplificados, mas a sua essência continua a mesma.

Neste sábado, dia 28, a partir das 19 h e 30 min., no Largo de São Francisco (Praça Frei Orlando), os apreciadores poderão assistir a oito folias, todas de São João del-Rei, convidadas para um encontro, promovido pela Atitude Cultural: folia do Didinho (Bairro Bom Pastor), folia da Lilia (Jardim São José, Bairro Tijuco), folia do Geraldo Elói (das Águas Férreas, Bairro Tijuco), folia do Antônio Ventura (da Rua São João, Bairro Tijuco), folia do João Matias (do Bairro Guarda-mor), folia do Luisinho Sanfoneiro (conhecida por "Embaixada Santa", do Bairro Araçá), folia do Carlão (da Colônia do José Teodoro) e folia do Vavá (de São Gonçalo do Amarante). Os grupos tocarão em um coreto, especialmente montado para o evento.

A folia do distrito de São Gonçalo do Amarante, um dos grupos a se apresentar, aqui retratado no encontro de 2010.

* Texto e foto: Ulisses Passarelli. 
** Para saber mais sobre as mudanças desses grupos ver: Folias de Reis nas Vertentes: ontem e hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário