Bem vindo!

Bem vindo!Esta página foi criada para retransmitir as muitas informações que ao longo de anos de pesquisas coletei nesta Mesorregião Campo da Vertentes, do centro-sul mineiro, sobretudo na Microrregião de São João del-Rei, minha terra natal, um polo cultural. A cultura popular será o guia deste blog, que não tem finalidades político-partidárias nem lucrativas, tampouco acadêmicas. Eventualmente temas da história, ecologia e ferrovias serão abordados. Espero que seu conteúdo possa ser útil como documentário das tradições a quantos queiram beber desta fonte e sirva de homenagem e reconhecimento aos nossos mestres do saber, que com grande esforço conservam seus grupos folclóricos, parte significativa de nosso patrimônio imaterial. No rodapé da página inseri link's muito importantes cuja leitura recomendo como essencial: a SALVAGUARDA DO FOLCLORE (da Unesco) e a CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO (da Comissão Nacional de Folclore). Este dois documentos são relevantes orientadores da folclorística. O material de textos, fotos e áudio-visuais que compõe este blog pertencem ao meu acervo, salvo indicação contrária. Ao utilizá-lo para pesquisas, favor respeitar as fontes autorais.


ULISSES PASSARELLI




quinta-feira, 6 de março de 2014

Tabatinga


Argila caracteristicamente clara, cinzenta ou esbranquiçada, sedimentar, untuosa. Seu nome, de origem indígena de base tupi é descritivo, traduzindo-se por “barro branco”, possível corruptela a partir de "taua tinga". 

"Quem chegava a Bom Despacho vindo de Pitangui pelo antigo caminho de terra encontrava à entrada da cidade, até meados deste século, um grupo de casinhas de capim espalhadas pelo morro de argila branca que veio a dar nome ao lugar. A Tabatinga era então um pequeno aglomerado de cafuas, habitadas predominantemente por negros e alguns poucos brancos". (QUEIROZ, 2018- grifo nosso)

É consagrada ao Orixá Exu e, por extensão, aos exus catiços (entidades). Como tal é posta em seus assentamentos e nas casas de força (tronqueiras, cafuas), instalada em alguidares juntamente com outros materiais próprios. 

Os garimpeiros experientes quando a encontram nas serras, logo suspeitam da existência próxima do ouro, pois creem que ela acompanha sua presença no saibro de aluvião. A tabatinga tem uso na medicina popular, na aplicação de emplastros sobre o ventre, que se acredita tragam alívio para males viscerais. 

É também usada no artesanato como matéria prima para cerâmicas claras ou à guisa de tinta para confecção de desenhos sobre peças de barro vermelho, dando um contraste de cores que realçam o valor artístico da peça.

O Bairro São Judas Tadeu (“Caieira”), em São João del-Rei, é cortado pelo Córrego da Tabatinga _ nome em ocaso _ afluente da margem direita do Córrego do Lenheiro, ambos atualmente emporcalhados por dejetos. 

Com este barro se prepara uma suspensão tradicional usada para pintura de muros e paredes. Foi usada à guisa de caiação ou como base para douramento nas igrejas coloniais, pintando-se a talha de madeira dos altares e retábulos, que depois receberiam por cima o acabamento em folhas de ouro. A título de exemplo segue esta menção datada de 15 de julho de 1885, em São João del-Rei: "a Ordem de São Francisco resolve iniciar a obra de 'branqueamento da igreja e a Capela-mor a tabatinga e cola, contratando oficiais pintores' " (CINTRA, 1982).

Tabatinga é nome de dois municípios brasileiros, no Amazonas e em São Paulo.

Tabatinga em uma cava do antigo caminho entre as Águas Gerais
e o distrito de São Gonçalo do Amarante, na Serra do Lenheiro,
São João del-Rei/MG. 

Referências

CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. 2. ed. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1982. 2v.

QUEIROZ, Raquel. Pé preto no barro branco: a língua dos negros de Tabatinga. Belo Horizonte: UFMG, 2018. 154p. Disponível em: https://books.scielo.org/id/hz6s2/pdf/queiroz-9788542303056-07.pdf  Acesso em 06 jul. 2025. 

Créditos

- Texto e fotografia (2010): Ulisses Passarelli.  

Notas

- Sobre o uso para pintura ver: https://www.youtube.com/watch?v=6-LUHmPfmr0
- Revisão: 06/07/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário